Opinião

Tecnologia pode ajudar a driblar alta de preços nos combustíveis

A manutenção preventiva evita dores de cabeça com veículos parados

Tecnologia pode ajudar a driblar alta de preços nos combustíveis

 

Filas nos postos de combustíveis e bombas com preços nas alturas! A cena que se replicou pelo País afora e que também fez frotas inteiras estacionarem por conta da recente alta no preço, poderia nem ter acontecido ou pelo menos, ter sido minimizada. Uma boa gestão de frotas, conduzida por ferramentas tecnológicas ajuda – e muito!

A gestão de uma frota de veículos envolve muitos detalhes que, caso sejam deixados de lado, acarretam inúmeros prejuízos para as empresas, como, por exemplo, gastos desnecessários com manutenção e reparos.

Desta forma, é vital o investimento em sistemas e plataformas que permitam um mapeamento das condições dos veículos e possibilitem ao gestor organizar e planejar eventuais gastos (claro, imprevistos acontecem). “Eles viabilizam um overview com indicadores de dados disponibilizados de modo on-line, possibilitando total integração entre os departamentos das empresas e fugindo de planilhas complicadas e sistemas descentralizados”, diz Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa curitibana especialista em sistemas voltados à gestão de frotas.

Conforme o profissional, um dos maiores, se não o maior, gastos com frotas é com o combustível. Um sistema de gestão permite através do cruzamento de dados, buscar a melhor oferta na hora de adquirir o diesel, de acordo com a necessidade e o consumo da frota, caso a empresa queira negociar maiores quantidades e barganhar o melhor preço. “O controle de consumo também pode ser feito via software, permitindo a correção de qualquer eventual problema que leve ao consumo excessivo. Sem contar que o sistema mantém o registro histórico de consumo, o que permite melhores avaliações sobre a frota”.

Outra vantagem do uso da tecnologia na gestão de uma frota é poder ter o controle da situação dos pneus em tempo real. Assim, é possível manter a calibragem correta, realizar limpezas e manutenções e saber exatamente o tempo de troca, tudo isso pode não apenas gerar economia, mas também garantir a segurança dos condutores, sem contar que manter o pneu em dia aumenta a sua vida útil e evita troca precoce.

“Manutenção preventiva evita dores de cabeça com veículos parados. Ter uma ferramenta que emite alertas sobre prazos para troca de peças, óleo e outros insumos coloca a frota em sua operação mais eficiente, e tudo pode ser aferido via dashboard”, lembra o CEO.

Capacitação

Ter uma gestão eficiente da frota passa por avaliar a postura e o desempenho dos condutores. Com o controle inteligente é possível averiguar se um motorista está conduzindo de maneira a aumentar a economia de combustível, se ele leva muitas multas e a partir daí realizar treinamentos de capacitação para minar esses problemas.

Com todas as variáveis citadas acima em dia, a frota certamente irá operar de forma mais eficiente, reduzindo os custos por quilômetro rodado e alavancando a lucratividade com as operações de frete.

“Quanto maior a frota, mais difícil é o controle de cada veículo, por isso, usar a tecnologia de maneira certa, trará à empresa a possibilidade de contar com sua frota na melhor performance”, diz.

 

 

 

Crédito: Divulgação