Cotidiano

Tecnologia: Detran-PR inova com vistoria digital em veículos

Esta é a primeira vistoria eletrônica do País, trocando o papel por arquivos eletrônicos

Cascavel – O agricultor Arlindo Alfredo Uebder precisou fazer a transferência do veículo, na terça-feira (19), na 7ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) em Cascavel. Ele foi um dos primeiros a acompanhar o novo sistema que agora é digital.

“É mais rápido e mais seguro, pois os dados ficam registrados em imagens. Sempre que compro veículo de outra cidade trago por dois motivos: menor custo dos tributos e segurança de acompanhar tudo”, comenta o agricultor.

A mudança entrou em vigor este mês no Paraná. Além do Detran, os despachantes credenciados também passaram a fazer a vistoria eletrônica. Em novembro do ano passado os profissionais desses locais receberam capacitação. Esta é a primeira vistoria eletrônica do País, com a substituição do papel por arquivos eletrônicos.

São feitas quatro fotografias: uma da parte da frente do veículo, outra de trás, do motor e do chassi. Tudo é enviado para o sistema de dados por um celular onde poderá ser acessado por qualquer unidade do Detran.

O chefe da 7ª Ciretran, Pedro Silvério, aprova a mudança.

“É mais segurança e colabora para detectar adulteração no chassi, do número de motor e evita clonagens. Tudo é transmitido diretamente para nosso sistema e dessa forma o Detran acompanha os procedimentos em tempo real”, frisa.

(Com informações de Eliane Alexandrino)