Esportes

Tecnologia a favor da canoagem

canoagem2.JPGNeste domingo, quando o time de canoagem velocidade do Brasil começar a dar as primeiras remadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, palco escolhido para as competições da modalidade no Rio 2016, um batalhão de informações será levada em conta nas estratégias criadas pelo time para seus atletas. Não é algo novo: já faz mais de um ano que a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) firmou um acordo com a GE para captação e análise de dados dos atletas, que resultou em um aplicativo exclusivo para a canoagem brasileira.

O monitoramento e cruzamento de dados de atletas são amplamente conhecidos e têm resultados comprovados em esportes como o futebol, basquete e natação. No caso da canoagem, quatro sensores foram instalados nos equipamentos dos atletas brasileiros durante os treinos: acelerômetro, giroscópio, GPS e um monitor cardíaco. Durante os treinos, foram coletados dados como batimentos cardíacos atletas, a velocidade da canoa, distância percorrida, a direção da embarcação e a frequência de remada. Essas informações foram transmitidas para um sistema central na nuvem que opera sobre a plataforma de Internet Industrial da GE.

Veja tambémFoi então que os dados começaram a virar resultado: o cruzamento desses dados gerou alguns gráficos e uma análise completa do desempenho dos atletas para os treinadores, que acessam todas as informações por meio de um aplicativo de tablet. Com esses dados na mão, a equipe pode traçar estratégias de treinamento sob medida para as necessidades de cada remador ? como, por exemplo, se a remada deve ser alongada ou encurtada ou em que parte do percurso o atleta precisa aumentar ou dosar mais seu esforço.

– Não existe no mundo nada parecido, em termos de análise de dado ou de transmissão em tempo real, com o que a GE está trazendo para a canoagem brasileira – diz João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem. No esporte de alta performance, todo e qualquer ganho pode se tornar fator determinante para o sucesso, seja coletivo ou individual.

Planilhas com indicadores de tempo, erros e acertos sempre estiveram presentes no mundo dos esportes, sendo familiares a atletas e treinadores. A diferença é que agora tudo isso ficou centralizado em um único aplicativo. A canoagem brasileira do Rio 2016 é a experiência pioneira de aplicação de pesquisa inovadora em big data para melhorar o potencial de equipes esportivas pela GE. A companhia, entretanto, apoia pelo menos uma modalidade de cada país-sede das Olimpíadas anteriores: em Londres 2012, por exemplo, a empresa apoiou a equipe britânica de triátlon, enquanto em Sochi 2014, os times russos de snowboarding e esqui tiveram suporte da companhia. Em ambos os casos o resultado foi medalha. Será que a canoagem seguirá o exemplo nos Jogos Olímpicos Rio 2016?