Cotidiano

Técnicos e representantes de setores debatem transporte e mobilidade

Documento faz apontamentos sobre avanços a uma área tão importante do cotidiano da cidade

Cascavel – Técnicos e representantes dos mais diversos setores organizados participaram, na sexta-feira (7), na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), de mais uma etapa do Cascavel 2030.

O projeto, originalmente desenvolvido pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) com o suporte de forças organizadas locais, indica aspectos macros em sete áreas estratégicas que possam conduzir o município a um estágio de desenvolvimento sustentável em 15 anos.

O foco da reunião técnica foi sobre transporte e mobilidade urbana. Um documento inicial do movimento faz apontamentos sobre avanços a uma área tão importante do cotidiano da cidade.

O consenso é de que há muitos desafios a serem vencidos, como transporte que atenda ainda mais a expectativa dos usuários e da mobilidade urbana, em que qualquer pessoa com problema possa se locomover livremente pela cidade.

A arquiteta, professora universitária e ex-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, Solange Smolareck, afirmou que é fundamental planejar para chegar onde se quer ir.

Mas para isso, observou ela, é fundamental que todos os atores locais se envolvam, debatam, sugiram e apontem formas de que as etapas, uma a uma, possam ser vencidas para que os objetivos traçados sejam então plenamente alcançados.