Cotidiano

Técnicos do BC fazem paralisação por alteração no plano de carreira

BRASÍLIA – Os técnicos do Banco Central paralisam as atividades por 48 horas. Desde esta segunda-feira, os servidores cruzaram os braços por causa do plano de carreira e da necessidade de diploma de ensino superior para passar nos próximos concursos. Atualmente, apenas a conclusão do ensino médio é exigida. Os analistas da autoridade monetária seguem nas funções.

Segundo um comunicado, os técnicos querem a modernização da carreira e a aprovação integral de um projeto de lei que praticamente iguala as funções de técnicos e analistas. O sindicato da categoria argumenta que após trâmite favorável na Câmara dos Deputados, o texto do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 36/2016 estacionou no Senado Federal.

Na semana passada, no Senado, um requerimento foi apresentado para tirar a modificação do critério de acesso ao cargo de técnico de nível médio para nível superior do texto. O PLC 36 foi aprovado, porém com o destaque da modernização da carreira, vale ressaltar que a modernização não traz nenhum impacto financeiro.

?Os servidores cobram que o governo garanta que o projeto seja aprovado na íntegra, dando o rumo justo a uma luta que já dura mais de uma década. O aumento da complexidade das funções ao longo dos anos, decorrente da ampliação dos desafios impostos à organização, é o principal motivador do pleito pela mudança no critério de acesso ao cargo?, diz a nota enviada pelo sindicato, que completa.

?Vale ressaltar que outros acordos foram firmados, mas não foram cumpridos, inclusive durante a gestão do agora Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles?.