Esportes

Técnico do Cascavel CR pede demissão e diz que atletas não fizeram testes de covid-19

O técnico Luiz Carlos Cruz disparou contra a diretoria do Cascavel CR após pedir demissão na noite dessa quinta-feira (22)

Técnico do Cascavel CR pede demissão e diz que atletas não fizeram testes de covid-19

Depois da partida contra o Athletico, na Arena da Baixada, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou nota oficial acusando o clube do Oeste do estado de falsificar exames de covid-19 de quatro atletas – eles foram retirados do estádio antes do apito inicial, mas todos participaram do aquecimento no gramado da Baixada.

Segundo Cruz, os três jogadores que seriam titulares (os zagueiros Lapa e Castro e o meia Gabriel Oliveira) confirmaram a ele que não fizeram os testes de covid-19. Já o volante Enzzo, que teve o exame fraudado enviado à federação, não viajou a Curitiba porque está machucado.

“E o pior, quando cheguei no jantar, por volta de 21h30, eu fui conversar com os jogadores e perguntei aos três: vocês sabiam que não fizeram exame? E eles confirmaram que não fizeram exame. Então é grave, é gravíssimo o que aconteceu. Imediatamente, chamei o presidente [Tony Almeida], eu e o preparador físico Trentin, entregamos o cargo. Não tem mais o que fazer aqui. É lamentável… num momento de pandemia isso é gravíssimo”, disse Cruz .

Além dos quatro atletas, o Cascavel também fraudou laudos médicos de outras dez pessoas, entre membros da comissão e integrantes da diretoria, totalizando 14, segundo apuração da reportagem. A biomédica Rosângela Aparecida Silveira, dona do laboratório que realiza exames para a Cobra, confirmou a falsificação dos exames em um áudio que circula nas redes sociais.

A defesa do Cascavel CR, em nota, disse que o clube aguarda a súmula para dar maiores esclarecimentos, mas garante que os jogadores não estão infectados com o novo coronavírus.

“A informação é que vamos apurar os fatos, tomar as devidas providências internas, se houve negligência, e apresentar a defesa no momento oportuno. Sempre ressaltando que não houve prejuízo ao espetáculo e muito menos a saúde de terceiros. Todos atletas que jogaram estavam estão negativos para covid-19. Vamos aguardar a publicação oficial da súmula para maiores esclarecimentos”.

Leia na íntegra o relato:

“Nós fomos surpreendidos hoje à tarde, quando estávamos voltando de Curitiba, nós fomos testar o Paraná. E a Federação entrou em contato com a gente, com e-mail, com 14 pessoas relacionadas, nos questionando se essas pessoas tinham feito testes na terça-feira. Eu conferi, com um arquivo que eu sempre levo junto para todas as testagens, por isso que eu sempre peço uma lista relacionada, e nenhuma dessas 14 pessoas foi testada na terça-feira. Aí a Federação me mandou cópia dos laudos e foi constatado, junto com o Robson e a Jessica, da Federação, que são os responsáveis pela verificação, que o Cascavel CR falsificou os 14 laudos de exames na terça-feira”, disse a dona do laboratório.

“Foi uma falsificação esdrúxula, como a própria Federação falou, eles usaram fontes totalmente diferentes no laudo. E aí o que aconteceu, na hora do jogo, se você for olhar a falsificação, a minha assinatura, que é apenas um visto em cima de todos os meus dados, é exatamente o mesmo em todos. Então, eles pegaram uma cópia de laudo e falsificaram 14. E o que aconteceu, segundo a nota que saiu, uma suposta assessoria de imprensa do Cascavel CR disse que esses atletas apresentaram febre. Isso não procede. Aconteceu que a Federação constatou, a gente confirmou a falsificação, a fraude, e simplesmente a Federação tirou todo mundo da partida que estava com o laudo falsificado. O próprio Péricles [Almeida, diretor de futebol e filho do presidente Tony Almeida] me ligou desesperado, confirmou que falsificou esses laudos, implorando para que eu dissesse que eu tinha feito exame de pelo menos de três dos titulares deles, e eu disse que isso não ia acontecer”, continuou Rosângela, que prometeu tomar todas as medidas cabíveis juridicamente.

Os quatro jogadores barrados instantes antes do início da partida chegaram a aquecer no gramado da Arena da Baixada, colocando todos em risco de contaminação e violando o protocolo de Covid-19 do torneio.

O que diz o presidente Cascavel CR sobre as fraudes dos exames de Covid-19

O presidente do Cascavel CR, Tony Almeida, não atendeu às ligações do UmDois Esportes, mas enviou uma resposta por áudio.

“É uma situação que nos pegou de surpresa aqui. Nós precisamos ver bem, apurar os fatos, esperar ver como o Tribunal vai vir. É o papel da Federação fazer nota, e esclarecer, e nós também vamos tentar esclarecer o que está acontecendo. A gente vai ter que batalhar, ver o que aconteceu e o que não aconteceu, que tipo de punição teremos, ver o que realmente houve, para que a gente possa se posicionar e enfrentar isso aí”, afirmou Almeida.

O dirigente diz que já teve complicações com a doença e foi hospitalizado por causa da Covid-19. “É mais uma pra gente enfrentar. Já enfrentamos tantas. Eu estive intubado, hospitalizado, não estava muito sabendo o que estava acontecendo porque estou indo pouco lá. Mas vamos tomar conhecimento a partir de amanhã sobre como está e temos que resolver. Problema é para ser resolvido”, finalizou Almeida.

Via Gazeta do Povo