Educação

Technovação: tecnologias apresentadas pela FAG encantam visitantes

Independentemente da idade, o olhar de curiosidade para os materiais expostos esteve presente

Technovação: tecnologias apresentadas pela FAG encantam visitantes

Quem passou pelo estande no fim da Rua da Invenção no Centro de Convenções e Eventos não resistiu e parou para observar a tecnologia em ação. No local, estava o espaço do Centro Universitário FAG na Feira de Tecnologia Technovação, realizada pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os cursos de Engenharia marcaram presença no evento, encantando o público com materiais usados em sala de aula e produções dos próprios acadêmicos.

Estiveram no estande os seguintes cursos: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia de Software.

Os cursos de Controle e Automação e Elétrica apresentaram uma impressora 3D da FAG, além de outras três produzidas a partir desta pelos próprios alunos. “Também trouxemos uma pista de carrinhos autônomos para demonstrar de que forma a eletrônica embarcada pode ser usada futuramente. Estiveram em exposição ainda experiências de realidade aumentada: QRs Codes, imitando livros em que você tem o texto e a pessoa pode lê-lo virtualmente”, explica o professor e coordenador adjunto dos cursos, Helder Carozzi.

Os cursos também colocaram à disposição do público um braço robótico, que pode ser controlado por joystick, e um motor elétrico de alta tecnologia. “Para nós, é muito gratificante porque podemos passar à comunidade os novos conceitos de tecnologia que a FAG está desenvolvendo. O interessante é que conseguimos passar os diferentes aspectos das Engenharias”, relata a acadêmica de Engenharia Elétrica Ana Moura.

O curso de Engenharia de Software levou duas aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pelos próprios alunos. “Em uma delas, é possível interagir com o público: o algoritmo gera vídeos de acordo com o que pessoa falar. A outra aplicação ‘adivinha’ o personagem em que a pessoa está pensando com base em perguntas e respostas”, detalha o coordenador do curso, Fernando Incerti.

O curso de Engenharia Civil expôs no evento materiais rochosos utilizados para o estudo da Geologia, além de novidades em materiais para ensinar a Engenharia Civil em sala de aula. O curso de Engenharia Mecânica, por sua vez, esteve presente com o motor de acrílico, que demonstra o funcionamento de forma didática.

Independentemente da idade, o olhar de curiosidade para os materiais expostos esteve presente. Bonecos feitos nas impressoras 3D fizeram sucesso: personagens como Thanos e Groot da Marvel deixaram os fãs empolgados. “É muito ver diferente ver as máquinas trabalhando. A impressora e os bonecos me chamaram muita atenção pela perfeição”, declara o aluno do Colégio Eleodoro, João Vitor Martins.