Cotidiano

Teatro Tom Jobim fecha as portas por tempo indeterminado

Espaço e Teatro Tom Jobim - Foto divulgação 1.jpgRIO ? Inaugurado em 2008, dentro do Jardim Botânico, o Teatro Tom Jobim fechará as portas no próximo dia 19 por tempo indeterminado. Vinculado ao Espaço Tom Jobim ? ao lado do Galpão das Artes e da Casa Acervo ?, o teatro foi construído e era administrado pela Associação de Cultura e Meio Ambiente (ACMA), dirigida por Paulo Jobim, que devolverá o espaço ao Jardim Botânico, como já havia feito com o galpão, no ano passado. Paulo continuará à frente do Instituto Tom Jobim, onde está instalada a Casa Acervo, dedicada a preservar o legado do maestro e que permanecerá aberta e com exposição permanente sobre a vida e obra do compositor.

? O contrato de cessão que nos deu permissão de uso do espaço chegou ao seu prazo. O Jardim Botânico teria de abrir uma nova licitação, mas decidi não participar dela e devolver o teatro e o galpão. Espero que voltem a funcionar o quanto antes ? diz Jobim. ? Vou seguir à frente do Instituto.

Entre as razões para a entrega, Jobim conta que se tornou cada vez mais difícil obter patrocínio para saldar os custos de manutenção do espaço. Após oito anos de gestão do teatro, ele diz que pretende cuidar de outros projetos:

? A minha intenção, no momento, não é cuidar de um teatro. Tenho certeza de que haverá pessoas interessadas nesse espaço, com vontade de administrá-lo. Fora isso, tornou-se mais difícil e oneroso cuidar do teatro porque nos últimos três ou quatro anos os patrocínios foram desaparecendo.

INFOCHPDPICT000025063376Com capacidade para 378 lugares e um espaço reversível, que comporta diferentes formatos cênicos, o teatro recebia peças, shows e espetáculos de dança, além de conferências, simpósios e eventos como festivais e a cerimônias de premiações artísticas. A Presidência do Jardim Botânico ainda não determinou o modelo e o prazo para a abertura do novo processo de licitação. Por meio de sua assessoria, a instituição informou que ?estuda a melhor destinação para o espaço, de acordo com a missão da instituição, que inclui a cultura como forma de aproximar as pessoas da natureza e do conhecimento científico?.

? Ao longo dos anos em que esteve à frente do teatro, o Paulo garantiu alto padrão de qualidade na programação do espaço, em completa sintonia com os objetivos da instituição ? afirma Sérgio Besserman Vianna, presidente do JB desde junho de 2016. ? É este padrão e esta sintonia que queremos garantir, seja qual for a definição para sua ocupação.