Cotidiano

Teatro Cesgranrio será inaugurado nesta sexta-feira no Rio Comprido

2016 910074228-teatro cesgranrio.jpg_20160517.jpgRIO ? Num momento em que muitos teatros da cidade têm sofrido com a crise e resistido para manter suas portas abertas, a Fundação Cesgranrio decidiu investir na construção de espaços teatrais. Há dois anos, transformou um pequeno auditório numa sala de cem lugares dedicada a espetáculos infantis; e nesta semana, inaugura o seu primeiro teatro. Construído dentro de seu campus, localizado no Rio Comprido, e idealizado pelo presidente da instituição, Carlos Alberto Serpa, o Teatro Cesgranrio será aberto para convidados nesta noite e, amanhã, apresenta, com ingressos gratuitos, sessão única, às 20h, da peça ?Rio, eu gosto de você?, que tem Rubens Lima Jr. na direção.

? O novo teatro faz parte de um plano maior da Fundação, que decidiu investir em cultura por entender que aquilo que faz a educação florescer é a cultura, e por perceber que, dentro do panorama teatral da cidade, era preciso oferecer uma alternativa viável economicamente para o setor ? diz Serpa.

Com investimento de R$ 2 milhões, o teatro foi construído ao longo de um ano e meio e conta com projeto do arquiteto Jorge Delmas e consultoria do cenógrafo José Dias, especializado em espaços teatrais. A sala tem área de 275 metros quadrados e capacidade de 300 lugares, com poltronas distribuídas entre a plateia e um balcão superior. O espaço conta com foyer, café-teatro, toaletes, coxia e camarim, e antes de ser transformado em teatro era um auditório com 90 lugares.

? Era um espaço com pouca inclinação e uma visibilidade ruim, então subimos até o gabarito máximo e conseguimos construir uma plateia com ótima visibilidade ? detalha Dias. ? O que temos, agora, é um ótimo teatro de pequeno porte, capaz de receber da melhor forma possível produções diversas, e com todos os equipamentos necessários.

Com estrutura completa de sonorização e iluminação, o teatro conta com palco com porão, urdimento e ribaltas aéreas, além de 19 varas elétricas e de cenário. A isso soma-se uma equipe de técnicos de palco, luz e som contratada pela casa, parte de uma estratégia de oferecer ?ao menor custo possível um espaço profissional para jovens produtores e artistas?, diz Serpa.

? Num momento econômico tão delicado como esse, onde as produções dificilmente conseguem patrocínio e não têm como arcar com aluguel de teatro, equipamentos e equipe técnica, decidimos construir um teatro e oferecê-lo quase a custo zero ? diz. ? A nossa instituição não visa lucro, então oferecemos toda a estrutura e apenas uma parte da bilheteria retorna para o próprio teatro, para a sua manutenção. O nosso objetivo é ser uma alternativa para os jovens artistas e produtores.

COMISSÃO FARÁ A DIREÇÃO ARTÍSTICA

A direção artística do teatro será guiada por uma comissão dentro do Conselho Cultural da Cesgranrio. Caberá a ela analisar os projetos teatrais que deverão se inscrever num edital a ser lançado pela Fundação. Em sua capacidade máxima de funcionamento, Serpa imagina que o teatro poderá receber até cinco produções simultâneas. Após a estreia de ?Rio, eu gosto de você? e até que o primeiro edital seja publicado, o teatro funcionará em soft opening e com as montagens ?Uma noite na ópera? (dias 10 e 11/6) e ?Maria Antonieta ? A última rainha da França? (dias 18 e 19/6), ambas com direção de Rubens Lima Jr. Confiante na relação custo-benefício e em sua localização ? ?Estamos a dez minutos das zonas Sul e Norte?, diz ?, Serpa planeja passos mais ousados para o próximo ano. A ideia é construir um outro teatro, com capacidade para 700 espectadores, e toda a estrutura necessária para receber grandes peças, musicais e até óperas:

? Vejo a educação como um terreno que precisa de um bom fertilizante, que é a cultura. Educação é fazer aquilo que há dentro da pessoa ir para fora, e é a cultura que faz esse papel. Nesse sentido, apostamos no teatro porque é a linguagem que reúne todas as outras formas de arte.