Cotidiano

TCE-PR conclui auditoria nas universidades

Cascavel – O TCE (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) finalizou, dia 15 de abril, o relatório das auditorias nas universidades públicas do Paraná. De acordo com o TCE-PR, o conteúdo do relatório foi encaminhado às reitorias da Unioeste (Cascave), da UEM (Maringá), da UEL (Londrina), da Unicentro (Guarapuava), da Unespar (Paranavaí) e da UEPG (Ponta Grossa). O Tribunal, no entanto, não divulgou as informações colhidas durante a auditoria, iniciada em junho de 2017. A expectativa do próprio Tribunal é de que em até duas semanas os dados sejam publicados, tendo ainda um retorno das universidades sobre os resultados apresentados previamente às instituições.

Uma das questões levantadas ainda no início das auditorias está relacionada aos gastos com a folha de pagamento. Isso porque alguns salários estão acima ao da própria governadora do Paraná, Cida Borghetti, que, segundo o Portal da Transparência, recebeu em abril deste ano R$ 32.074,85.

Por causa disso, o governo do Paraná estabeleceu que todas as universidades aderissem ao sistema Meta 4, um software que controla o pagamento de pessoal e dá autonomia ao Estado para verificar a folha de pagamento e expor a contabilidade da Unioeste e das demais instituições. A Unioeste resistiu um ano para aderir ao sistema e, após multa e a própria auditoria, aderiu no início deste ano.