Cotidiano

Taxistas organizam protesto na ponte

Foz do Iguaçu – Taxistas argentinos prometem bloquear por tempo indeterminado a Ponte Tancredo Neves, na divisa do Brasil com a Argentina, entre as cidades de Porto Iguaçu e Foz do Iguaçu. O protesto está agendado para a próxima terça-feira (28).

O protesto é contra a lei municipal que proíbe o acesso de taxistas estrangeiros aos passageiros em Foz do Iguaçu. A determinação afeta taxistas e mototaxistas da fronteira.

A Foztrans, por intermédio de seu superintendente, Fernando Mariniche, explica que os taxistas argentinos querem o mesmo tratamento e direitos dispensados às empresas de turismo que trabalham em Foz do Iguaçu e têm permissão para levar e trazer passageiros entre os dois países.

Segundo Mariniche, os taxistas argentinos e paraguaios podem trazer o passageiro a Foz do Iguaçu e levá-lo de volta ao país de origem. Entretanto, a lei proíbe que o veículo pegue o passageiro em Foz do Iguaçu e cruze a fronteira.

Taxa extra

A Foztrans revela que, na prática, o que acontece é que amigos de outros taxistas do país vizinho cobravam uma taxa de R$ 20 a R$ 25 para poder trazer passageiros de lá. O serviço, conforme o órgão brasileiro, precisa ser garantido pelos brasileiros. Para Machine, a medida é uma questão recíproca entre os trabalhadores da tríplice fronteira.

O anúncio da paralisação foi feito pelo Sindicato dos Taxistas de Porto Iguaçu, na Argentina. A lei passa a entrar em vigor a partir da próxima terça-feira. Nesse dia, os argentinos prometem barrar a entrada de taxistas brasileiros na Argentina.