Cotidiano

Taxa de ocupação de UTIs volta a crescer

No Paraná, o aumento foi de três pontos percentuais e saltou para 84%: dos 1.223 leitos, 199 estavam livres

Taxa de ocupação de UTIs volta a crescer

Após registrar baixas consecutivas durante a semana, a taxa de ocupação de UTIs para o tratamento da covid-19 no SUS voltou a crescer. No Paraná, o aumento foi de três pontos percentuais e saltou para 84%: dos 1.223 leitos, 199 estavam livres. A mesma alta foi registrada na Macrorregional Oeste, que chega a 79% de ocupação: dos 197 leitos, 42 estavam disponíveis.

O Hospital Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, anunciou ontem abertura de sete leitos de UTI, totalizando 28 exclusivos para o tratamento da doença no local. Os equipamentos para a ampliação já haviam sido enviados pelo governo do Estado ainda em dezembro do ano passado, mas a dificuldade na contratação de profissionais para atuar no local atrasou a abertura das vagas. Com mais esses leitos, que estarão à disposição a partir de hoje, a Macro-Oeste chega a 204 UTIs SUS exclusivas para o tratamento da doença.

A Sesa informou 2.566 internamentos pela doença no Estado, 1.330 com diagnóstico confirmado e 1.236 aguardando resultado de exames.

Já os casos ativos, pacientes com diagnóstico e capacidade de transmitir a doença, registraram queda. Após registrar mais de 137 mil casos ativos essa semana, ontem o número caiu para 132.663, desses 1.330 estavam internados.