Cotidiano

Taxa de mala despachada da Gol será maior para quem pagar no check-in

2016_899584275-2011_478872666-2011120781803.jpg_20111207.jpg_20160331.jpgBRASÍLIA – A cobrança de bagagem extra para clientes da Gol, quando não incluída na passagem, será muito mais barata se comprada antecipadamente, por internet ou aplicativo por exemplo, do que se adquirida no check-in no aeroporto. Nos últimos dias, a empresa definiu sua política de cobrança para passagens vendidas a partir do dia 14 de março, quando cair a exigência mínima de franquia de bagagem exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Gol decidiu que vai continuar a vender passagens com franquia de bagagem, como ocorre atualmente, mas vai criar uma categoria nova, com tíquetes mais baratos, para quem quiser viajar sem despachar ? a empresa ainda não informa qual vai ser essa diferença de preços, mas confirma que ela será visível na hora de comprar, para que o cliente possa comparar.

BV Cobrança de bagagem

– Fizemos um modelo simplificado, para que a experiência do consumidor não seja impactada de forma negativa – disse ao GLOBO o vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol, Eduardo Bernardes.

Para quem quiser pagar menos e não adquirir franquia de bagagem junto com a passagem, a adaptação envolveu ajustes em sistemas de informática e pessoal. Haverá um esforço para estimular esse passageiro a comprar o benefício, quando vir a precisar, antes de chegar ao aeroporto, para evitar o aumento de filas no check-in. Ou seja, se comprar a bagagem antes, ela vai ser muito mais barata do que no aeroporto.

A Gol também decidiu que vai cobrar um preço por peça de bagagem padrão, até um limite de tamanho e peso. Isso vai facilitar também a decisão do consumidor de levar ou não uma mala para despachar. Os preços tendem a se diferenciar também quanto mais bagagens o passageiro levar, de forma que a segunda deverá ser menor que a primeira e assim por diante.

Passageiros do programa de fidelidade Smiles também terão mais vantagens ao levar bagagens, variando conforme o nível do seu cartão.

Segundo pesquisa da companhia, 37,8% dos seus clientes viajaram sem bagagem em 2016. Mas mais pessoas poderão se beneficiar desse tipo de serviço, porque será possível, a partir do próximo mês, levar até 10 kg na mala de mão. Hoje, o limite é de 5 kg.

– A parte das pessoas que despacham bagagem vai passar a otimizar as malas de mão para evitar custos – disse Bernardes.

Apesar da eventual vantagem para quem venha a viajar sem bagagem após o dia 14 de março, Bernardes explicou que sempre é vantagem comprar tíquetes com antecedência. Ou seja, para quem já tem a data definida, mesmo que viaje sem bagagem no futuro, é mais provável que a passagem adquirida agora seja mais barata.

Mesmo com um sistema de acesso amigável, a Gol se prepara para atender a dúvidas e questionamentos de clientes a partir do dia 14. Por isso, prepara uma central de atendimento específica e vai aumentar a oferta de informações sobre o assunto nos canais digitais.

Até o momento, Latam, Avianca Brasil e Azul ainda não informaram suas políticas de cobrança,mas asseguram que isso será feito em tempo hábil e de forma ampla.