Cotidiano

?Tatuagem elétrica? monitora atividade muscular de pacientes

tat580 .jpg

RIO ? Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv desenvolveram uma espécie de ?tatuagem elétrica?, capaz de monitorar a atividade muscular de um paciente. A tecnologia, aplicada como uma tatuagem temporária para crianças, tem potencial para substituir os incômodos equipamentos usados em exames de eletromiografia. No futuro, os cientistas planejam aplicar a tecnologia para monitorar as emoções das pessoas.

? A habilidade para identificar e mapear as emoções das pessoas têm muitos usos potenciais ? disse Yael Hanein, professora da Universidade de Tel Aviv e líder dos estudos. ? Publicitários, pesquisadores de opinião, profissionais de mídia e outros. Todos querem testar as reações das pessoas a produtos e situações variados.

A tecnologia, conhecida como ?eletrodo de pele?, se baseia na fusão da nanotecnologia com uma produto conhecido há anos: as tatuagens temporárias que as crianças adoram. Segundo Yael, a ?tatuagem elétrica? consiste de três partes: uma eletrodo de carbono, um adesivo de tatuagem temporária e um polímero condutor baseado na nanotecnologia.

O resultado é um eletrodo de pele eficiente, capaz de monitorar a atividade muscular por horas seguidas, sem irritar a pele ou causar incômodo ao paciente.

? Nós usamos materiais e técnicas convencionais de impressão da indústria, para simplificar a acelerar o processo de desenvolvimento ? explicou Yael.

O produto já está sendo usado em laboratórios. Pesquisadores do Centro Médico Tel Aviv, por exemplo, já usam a ?tatuagem elétrica? para monitorar a atividade muscular de pacientes com doenças degenerativas. Outros usos possíveis são: dados fisiológicos podem ser usados para medir a atenção de motoristas nas estradas; pacientes em reabilitação após um AVC podem usar a tatuagem para melhorar o controle muscular; e amputador podem usá-la para mover membros artificiais.