Cotidiano

Tatá Werneck e Fábio Porchat se destacam entre números musicais mornos no Prêmio Multishow

RIO ? A intenção do Prêmio Multishow, em seu 23º ano, de homenagear os fãs da música com os artistas que dominam as paradas de sucesso em todo o país, fazia sentido no papel. Mas, na prática, os números musicais, salvo raras exceções, pouco empolgaram a plateia formada por artistas e alguns poucos fãs (os homenageados da noite) que tiveram acesso à cerimônia realizada na noite desta terça-feira, na Rio Arena, na Barra.

Coube à dupla de apresentadores, Fábio Porchat e Tatá Werneck, garantir o entretenimento da cerimônia. Substituindo a desgastada parceria entre Ivete Sangalo e Paulo Gustavo, que conduziu a festa nos últimos anos, os comediantes, que comandam o humorístico ?Tudo pela audiência?, acertaram em piadas irônicas (com o próprio canal, principalmente) e autodepreciativas. Até mesmo o beijo entre Tatá e Tiago Iorc, que podia soar apelativo, fez sentido no contexto. Um grande acerto, assim como a cenografia da festa.

Entre as apresentações musicais, a festa começou bem, com Wesley Safadão provando seu status de grande astro pop do momento no país. ?Camarote?, que abriu o número, rendeu o famoso coro de ?Vai, Safadão? e acabou, posteriormente, sendo premiada como música-chiclete – desconta-se aqui o fato de que a canção foi lançada em janeiro de 2015. Ludmilla entrou no palco de carro e cercada de dançarinos, e também mostrou a força de seu mais recente hit, ?Bom?.

A partir daí, performances de artistas populares como Simone e Simaria, Paula Fernandes e até a química da dupla Luan Santana e Ivete Sangalo causaram reações discretas do público. A animação só voltaria com a carismática apresentação de Nego do Borel e sua ?Não me deixe sozinho? e o pout pourri superproduzido e sedutor de Anitta.

Por fim, coube a um discreto Ney Matogrosso, vestindo calça jeans e camiseta – muito diferente do habitual figurino extravagante que apresenta em seus shows – encerrar a cerimônia. Em uma de suas raras performances televisivas, o camaleão subiu, cantou ?Roendo as unhas?, de Paulinho da Viola, nada falou e se despediu.

PREMIAÇÃO BEM DIVIDIDA

Mais uma vez, nenhum artista saiu do Prêmio Multishow com dificuldades para carregar seus troféus. Nas categorias decididas por voto popular, por exemplo, apenas Luan Santana venceu em mais de uma – como melhor cantor e melhor clipe TVZ por ?Eu, você, o mar e ela? (que recebeu mais de 2,7 milhões de votos).

Nas categoria do chamado ?superjúri?, que reúne jornalistas, críticos, músicos e representantes da indústria, destaque para o BaianaSystem, consagrado com os troféus de hit do ano (?Playsom?) e melhor disco (?Duas cidades?), e para a cantora Céu, que pintou como a artista com maior número de indicações da noite. Ela saiu vencedora em quatro categorias diferentes, a maioria delas técnicas – versão do ano (?Chico Buarque song?), melhor gravação, melhor direção de clipe (de Esmir Filho em ?Perfume do invisível?) e melhor fotografia de clipe (de Zauê Zilli, também por ?Perfume do invisível?).

Veja a lista completa de premiados no 23º Prêmio Multishow:

– Voto popular

Melhor show: Anitta

Música-chiclete: ?Camarote? – Wesley Safadão

Melhor grupo: Henrique e Juliano

Experimente: Simone e Simaria

Melhor música: ?Blecaute? (Jota Quest part. Anitta)

Melhor cantor: Luan Santana

Melhor cantora: Ivete Sangalo

Melhor clipe: ?Eu, você, o mar e ela? – Luan Santana (com mais de 2,7 milhões de votos)

– Superjúri

Melhor hit: ?Playsom? – BaianaSystem (não vieram)

Versão do ano: ?Chico Buarque song? – Céu

Clipe do ano: ?Ai ai, como eu me iludo? – O Terno

Música boa ao vivo: ?Lá vem o Brasil descendo a ladeira? – Teresa Cristina, Baby do Brasil e Pitty

Melhor canção do ano: ?Maria da Vila Matilde? – Elza Soares

Melhor disco: ?Duas cidades? – BaianaSystem

Revelação: Liniker e os Caramelows

Melhor gravação de disco: ?Tropix? – Céu (técnico: Mike Creswell)

Melhor capa de disco: ?Mahmundi? – Mahmundi (Design gráfico: Bettina Birmarcker e Eduardo Magalhães

Melhor direção de clipe: ?Perfume do invisível? – Céu (diretor: Esmir Filho)

Melhor fotografia de clipe: ?Perfume do invisível? – Céu (diretor de fotografia: Zauê Zilli)