Cotidiano

Tancredo Neves: corrida contra o tempo

Palco de corridas e caminhadas, a Avenida Tancredo Neves agora vive outra corrida: contra o tempo. Isso porque as obras de revitalização, que começaram ainda em janeiro, deveriam ser entregues dia 29 de outubro, mas ainda há muito a ser feito. A execução é do Consórcio Ecec-Diarc.

Ainda tem rua para asfaltar; quadras esportivas para fazer; instalação de vidros nas estações de ônibus; ajustes no asfalto; pintura da ciclovia e da pista de caminhada… Ufa! E olha que esses são apenas alguns dos itens que não estão prontos.

Por conta disso, a probabilidade de um aditivo prorrogando o prazo é quase que certo, embora oficialmente a prefeitura mantenha a data inicial de entrega.

Conforme previsão do prefeito Leonaldo Paranhos, o novo sistema de transporte público deve começar a funcionar nas próximas semanas. Paranhos pretende pôr os novos ônibus nas avenidas entre o fim de novembro e começo de dezembro. Para isso, a Tancredo precisa estar pronta.

68% concluída

Conforme a administração municipal, a Avenida Tancredo Neves está no estágio de conclusão de ciclovia e abertura de rua. Pela última medição, 68% dos trabalhos estão executados.

O engenheiro Marcos Almeida, da Secretaria de Obras, diz que em dez dias o consórcio entrega toda a capa asfáltica, mas falta terminar o paisagismo e as quadras esportivas e fazer os acabamentos.

Estão sendo investidos mais de R$ 12,8 milhões na Tancredo Neves. A avenida faz parte do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) e recebe recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) com contrapartida do Município.

Os tachões

Nos corredores exclusivos para ônibus, serão instalados ainda 10 mil tachões nas Avenidas Tancredo Neves, Brasil e Barão do Rio Branco. A sinalização visa à identificação das faixas exclusivas para o transporte coletivo.

Só que essa licitação nem foi aberta. A abertura do certame será em 5 de novembro. Segundo o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, “após uma empresa ganhar o processo, acredito que em 30 dias no máximo os trabalhos de sinalização sejam entregues”.

Av. Brasil em obras

Com o novo Terminal Oeste pronto, aceleram as obras de ajuste na Avenida Brasil, perto da Praça da Bíblia, para a passagem dos ônibus.

O asfalto está sendo reforçado, o canteiro central será refeito e o semáforo recuado. As obras devem ser concluídas até início de novembro.