Cotidiano

Talibãs pedem que Trump retire tropas do Afeganistão

2015 843041267-2015 842359519-us_afghan_troops_1.jpg_20150820.jpg_20150823.jpg

WASHINGTON – Diante da vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, os talibãs pediram que o presidente eleito retire as tropas americanas do país. Em um comunicado, o grupo defendeu que a política americana não afete a independência e a soberania de outros países.

?Nossa mensagens é que os americanos devem lançar uma política que não afete a independência e a soberania de outras nações. Ainda mais importante, eles devem retirar todas as tropas do Afeganistão?, informava o comunicado, divulgado após o resultado das eleições americanas.

A retirada das tropas do Afeganistão será um dos desafios a serem enfrentados por Trump em seu governo. O presidente Barack Obama tinha prometido retirar o Exército americano do país, mas a saída foi adiada

Em sua campanha, o candidato republicano criticou o custo das operações americanas em outros países e mostrou que não está disposto a usar as forças americanas para ajudar nações aliadas, como é o caso do governo eleito no Afeganistão.

Trump também criticou a atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e seus custos. ?Nós pagamos aproximadamente 73% dos custos da OTAN. É muito dinheiro para proteger outras pessoas. (…) Eu quero ajudar nossos aliados, mas estamos perdendo bilhões e bilhões de dólares. Não podemos ser a polícia do mundo. Não podemos proteger países em todo o mundo enquanto não somos pagos?.