Cotidiano

Takata pode pedir proteção judicial para unidade nos EUA

2016 914740246-201606080413211441_AP.jpg_20160608.jpg

WASHINGTON e TÓQUIO – A japonesa Takata está considerando entrar com pedido de proteção judicial para sua unidade americana, enquanto busca um parceiro que a ajude a arcar com custos relacionados a seus airbags defeituosos, disse à Reuters uma fonte com conhecimento do assunto.

A empresa vem trabalhando para escolher um parceiro financeiro que a ajude a arcar com os enormes custos decorrentes do recall global de milhares de potenciais airbags defeituosos. Um comitê diretor nomeado pela empresa apontou o banco de investimentos Lazard para assessorar o processo.

A Takata tem enfrentado dificuldades para fornecer peças substitutas para os airbags potencialmente defeituosos ? que foram relacionados a pelo menos 16 mortes em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos ? e se empenha para recolher aproximadamente 100 milhões de unidades globalmente.

O pedido de proteção judicial para a unidade americana da Takata, baseada em Michigan, que responde por quase metade das vendas globais da Takata, é uma das opções em estudo, mas não se espera que ocorra em breve, de acordo com a fonte.

Nesta sexta-feira, a fabricante japonesa reiterou seu interesse em chegar a um acordo com os clientes do setor automotivo acerca da reestruturação, idealmente até o fim do ano. Mas completou que qualquer decisão será tomada pelo comitê diretivo.

? Nossa preferência seria reestruturar os débitos por meio de acordo não judicial com os credores. Essa tem sido nossa posição desde o começo, e não mudou ? afirmou o diretor financeiro da companhia, Yoichiro Nomura, a repórteres durante divulgação de resultados. ? Fora isso, estamos abertos a todas as opções.