Cotidiano

Takata deve admitir culpa como parte de acordo de US$ 1 bi nos EUA

TAKATA-SETTLEMENT_NOVA YORK – A empresa japonesa Takata deve chegar a um acordo de US$ 1 bilhão com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos no qual a companhia se comprometerá a reconhecer sua culpa em acusações de fraude, disseram fontes da agência Reuters.

O acordo, que, espera-se, deve ser tornado público nesta sexta-feira, vai resolver a investigação do governo americano sobre o rompimento de uma peça de airbags fabricados pela Takata que foi relacionado com pelo menos 16 mortes e várias lesões em todo o mundo.

Segundo as fontes, a expectativa é que o acordo inclua também alguma compensação financeira a algumas vítimas e montadoras ? empresas que foram obrigadas a fazer o recall de veículos equipados com airbags com os infladores defeituosos.

Segundo reguladores, os recalls poderiam afetar 42 milhões de veículos nos Estados Unidos. Os cerca de 70 milhões de infladores de airbags com problemas fazem deste o maior recall de segurança dos EUA.

Os infladores com problemas podem ser ativados com muita força e acabar se rompendo, lançando pedaços de metal dentro da cabine do veículo.