Cotidiano

Tailândia fecha ilha em luta contra o turismo predatório

RIO – O governo da Tailândia planeja fechar uma das principais áreas turísticas do país, a ilha Koh Tachai. O motivo é o turismo predatório, que está destruindo o meio-ambiente da ilha.

Koh Tachai é uma das 11 ilhas do parque nacional marinho de Similan, uma área de preservação ambiental que ocupa cerca de 140 km², dos quais apenas 26 km² são de terra, divididos entre as ilhas e parte da costa do Oeste do país.

A área é popular com turistas e mergulhadores devido a água limpa e transparente e seu ecossistema preservado. Tachai é uma das áreas mais visitadas, já que é mais próxima da costa. Entretanto, os turistas estão exagerando: a principal praia da ilha tem espaço para até 70 pessoas, mas, segundo o governo, até 1 mil pessoas se apertam na área.

Todos os parques marinhos do país são fechados entre meados de maio até meados de outubro devido às monções de Verão, que trazem fortes chuvas, ventos e até furacões à área. Entretanto, Koh Tachai não será reaberta.

“Nós vamos ter que fechar o local, o meio-ambiente tanto da ilha quando no mar precisa de tempo para se recuperar antes que seja destruído pelo turismo sem controle”, disse à imprensa local Tunya Netithammakul, diretor geral do Departamento de Parques Nacionais da Tailândia.

Os frequentadores chegam em barcos turísticos, que chegam a montar barracas para vender comida. O lixo acumulado está sujando uma das áreas, até aqui, mais preservadas da Terra.

“Ela é preservada como como uma área primitiva, não turística. Se não fecharam agora, vamos perder o local permanentemente”, disse à imprensa o professor Thon Thamrongnawasawat, vice diretor da Faculdade de Pesca da Universidade Kasetsart.