Cotidiano

Tailândia estuda introduzir pena de morte para crimes de corrupção

THAILAND-MARKETS_BANGCOC ? As autoridades tailandesas estão considerando introduzir a pena de morte em alguns casos de corrupção. Funcionários condenados por corrupção envolvendo somas de dinheiro acima de US$ 27 milhões (R$ 86,6 milhões) teriam de enfrentar a morte por injeção letal. Casos envolvendo quantias menores de dinheiro seriam condenados até cinco anos de prisão.

Aprovada pelo Comitê Diretor Nacional de Reforma, nomeado pelos militares, a medida ainda precisa passar pelo Executivo, Parlamento e Comitê de Constituição.

A junta militar da Tailândia tomou o poder em um golpe em 2014, e analistas acreditam que o grupo pode estar usando penas mais duras para a corrupção para controlar seus adversários.

A legislação anterior permitia pena capital para funcionários condenados por suborno, embora nenhum funcionário tenha sido executado pelo crime.

A Anistia Internacional (AI) condenou no passado a mudança na Tailândia para ampliar a pena de morte. Em 2015, quando a lei foi alterada pela última vez, a organização afirmou que se tratava de um ?passo enorme na direção errada?.

A Tailândia aplicou pela última vez uma sentença de morte em 2009, quando dois homens foram executados por tráfico de drogas.

Os crimes já puníveis com a morte na Tailândia incluem assassinato, estupro, incêndio criminoso e traição.