Cotidiano

Tailândia é iluminada por velas durante a festa budista da luz

Tailândia celebra festa budista das luzes

BANGCOC – Enquanto o mundo aguardava a superlua, a Tailândia foi iluminado nesta segunda-feira pela Loy Krathong, a festa budista das luzes. Milhões de lanternas de papel, acomodadas em pequenas balsas, foram depositadas na água pelos tailandeses, ou soltas no ar como balões. Sobretudo em Chiang Mai, no norte do país, onde a tradição das lanternas é especialmente popular.

A celebração coincidiu com o fim do período de luto pelo rei tailandês Bhumibol Adulyadej, que morreu em 13 de outubro aos 88 anos. As autoridades proibiram diversos festivais previstos para os próximos dias, mas autorizaram a festa das luzes sem a utilização de fogos de artifício.

Apesar das restrições impostas pelo luto real, a Autoridade Tailandesa de Turismo informou que a presença de turistas não registrou queda no país. Os bares retomaram as atividades de forma discreta, com os funcionários vestidos de preto. Nesta segunda-feira, os canais de televisão voltaram a exibir séries após um mês de programas em preto e branco para homenagear o rei, que era considerado uma figura de união em um país extremamente dividido politicamente.