Cotidiano

Taiguara: ?Tudo que vocês imaginarem eu já fiz para sobreviver?

BRASÍLIA – Em 15 de outubro de 2015, Taiguara Rodrigue dos Santos, sobrinho de Maria de Lourdes, que foi esposa do ex-presidente Lula, e já falecida, depôs como testemunha na CPI do BNDES, na Câmara dos Deputados. Bem falante, Taiguara diz ser esse o único vínculo que o prende ao petista. Ele contou não ter qualquer formação profissional e o que sempre fez na vida foi vender. Desde os 14 anos. E contou que já vendeu roupa, trabalhou com construção e teve uma serralheria.

— Tudo o que vocês imaginarem que uma pessoa pode fazer para sobreviver eu já fiz — disse Taiguara logo no início de seu depoimento, e se adiantou sobre o tema que, de fato, o levou a depor na comissão.

— E com o passar dos anos foram aparecendo algumas oportunidades, inclusive a que me fez chegar até aqui, que é Angola — disse.

Taiguara foi chamado para falar de supostos contratos suspeitos que sua empresa, Exergia Brasil, em parceria com a Odebrecht, fez com o governo daquele país, para construção de uma hidrelétrica, com recursos do BNDES. E com possível influência de Lula. Ele foi para Angola em 2007, para montar uma empresa de distribuição de autopeças de caminhão.

— Foi aí que começou minha saga no continente africano.

O empresário contou que sua empresa é de pequeno porte, que atua em Angola há quinze anos e tem um faturamento de R$ 2 milhões por ano. A Exergia trabalhou exclusivamente para a Odebrecht.

Taiguara contou que recebeu R$ 3,5 milhões de reais em quatro anos na construção da Hidrelétrica de Cambambe, em Angola. Esse contrato é o investigado.

Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, conhecido como Lambari, e “muito, muito” amigo de Lula, há muitos anos. Um deputado perguntou porque ele era conhecido nos meios empresariais como “sobrinho do Lula”.

— Não. Na verdade, eu não sou sobrinho do Lula. O que a gente tem é esse vínculo do passado. Ele foi casado com a minha tia.

Taiguara disse que não compareceu a nenhuma das duas posses de Lula como presidente da República e nunca esteve na sua casa. Não se considera amigo do petista. Disse que nunca foi filiado ao PT.

— Ele nunca foi na minha casa, eu nunca fui na casa dele. Então, eu não sei como a gente poderia se considerar amigo. Mas é uma pessoa que eu estimo muito — disse Taiguara aos deputados.

Taiguara gosta de falar de si na terceira pessoa.

— Vim aqui só para dizer um pouco quem é o Taiguara.