Opinião

Tadinho de você!

Espero que você tenha percebido que o exagero dos seus fracassos é um terrível cartão de visitas

Tadinho de você!

Quer ser odiado? Basta se fingir de coitado.

É pesado, é duro, mas o último lugar não é seu.

Parece ser hipócrita deixar de ser bonzão para se fazer de coitado para atrair a atenção de alguém. Só que ninguém gosta de um coitadinho fingido. Todos sabem que você não é tão falto de virtudes, nem de bens nem de amor. Se você quiser uma inspiradora história de superação, comece por superar sua hipocrisia.

Talvez isso lhe ajude, mas você terá que enfrentar a realidade e perceberá que suas supostas carências não o está ajudando a conquistar nada e então saberá encontrar uma vitória para começar a narrar sua vida de forma realista.

O fato é que sua vida não é tão sofrida assim. A maior parte de nós é medíocre. Não somos bons demais nem maus demais. Também não temos grandes fortunas nem grandes privações. Qualquer exagero que você pôr em sua vida tem uma probabilidade enorme de ser fingido.

Então, pare de se fazer de coitado. No fundo, todos sabem que você é melhor do que isso.

Muitas vezes, imagino que você costuma contar para os outros alguma suposta privação que teve.  Como estas: “Ah, eu não tive o amor dos meus pais”, “eu não tive um amor correspondido na infância”, “eu não tenho o dinheiro que imaginava ter”, “eu não tive acontecimentos felizes em minha vida”.

Sugiro a você, leitor, que pegue lápis e papel e escreva com sinceridade o que ganhou (de fato) fantasiando para os outros um capítulo triste da sua história.

Está na hora de virar esse jogo, pois todos adoram um vencedor.

Espero que você tenha percebido que o exagero dos seus fracassos é um terrível cartão de visitas.

Vou ajudar você a alterá-lo. Procure algo que as pessoas costumam elogiar em você. Talvez em algum aspecto relacionado ao seu trabalho, como sua pontualidade ou sua diligência. Até mesmo algo em seus relacionamentos. As pessoas elogiam sua maneira de ouvi-las, ou até mesmo algo mais trivial, pois dizem que seu cafezinho é o melhor da empresa. Não importa quão pequena a coisa seja, acabamos de encontrar algo em que faz de você um vencedor. Esse é um excelente motivo para, a partir de agora, você deixar de se ver como um coitado.

Você não é um ator, você não veio aqui, a este mundo, para representar como se estivesse em cena, fingindo algo (no sentido artístico). Isso é hipocrisia, aquela máscara que os atores gregos colocavam para encenar uma peça de teatro.

Comece a próxima semana com esta meta: preste atenção em sua postura corporal, na coluna torta ou no olhar cabisbaixo. Transmita um ar de quem venceu.


Juliano Gazola é fundador da Bioliderança® no Brasil, business executive coach, reprogramador biológico

Siga minha página no Instagram @jggazola