Cotidiano

Tablado retoma Cadernos de Teatro e disponibiliza acervo

38643461_04032005 - Divulgação - Reprodução - E Mail - EXT SX - Elenco de ZÉ. Zenas Emprovisadas.jpgRIO ? Sessenta anos depois do lançamento do primeiro Caderno de Teatro, publicação idealizada por Maria Clara Machado para divulgar as artes cênicas, o Tablado vai retomar a produção dos cadernos, agora de forma virtual. Nesta quarta-feira, às 20h30m, o teatro da Lagoa sedia um evento para apresentar o novo formato e comemorar a disponibilização das 178 edições anteriores, que foram digitalizadas.

Reforçando a importância histórica da revista, os criadores do “Zé: Zenas Emprovisadas” ? espetáculo de improvisação que nasceu dentro do próprio Tablado ?, Marcelo Adnet, Fernando Caruso, Gregório Duvivier e Rafael Queiroga, estarão no evento, recriando uma entrevista que se tornou a matéria de capa do caderno n° 172, de 2004.

Sem patrocínio, os Cadernos de Teatro deixaram de ser publicados em 2007. Nas revistas, além de entrevistas e artigos, os leitores também encontravam textos teatrais brasileiros e traduzidos. O novo conselho editorial é formado por Lionel Fisher, Manoel Silvestre Friques, Ricardo Kosovski, Pedro Kosovisk, Juliana Tilman e Julia Carrera.

No evento, será apresentado um protótipo da edição n°179, já elaborado para ser consumido de forma virtual. Os arquivos em formato pdf das edições anteriores já podem ser baixados no site do Tablado, mas o local de hospedagem dos Novos Cadernos de Teatro ainda não está disponível. A instituição pretende lançar três cadernos virtuais por ano, além de um catálogo impresso com os melhores artigos.

SERVIÇO

Seminário “Novos Cadernos de Teatro”

Quando: Quarta-feira, 27 de julho, às 20h30m.

Onde: Teatro O Tablado – Avenida Lineu de Paula Machado, 795 – Lagoa (2294-7847 / 2259-7857).

Quanto: Gratuito.

Classificação: Livre.