Cotidiano

Suzane perde prazo para confirmar inscrição em faculdade

SÃO PAULO – Condenada a 39 anos de prisão por matar os pais, Suzane von Richtofen perdeu o prazo para confirmar a inscrição no Financiamento Estudantil (Fies) e cursar a faculdade de Administração de Empresas em uma faculdade do interior de São Paulo. Como ela perdeu o prazo, que terminou no fim desta segunda-feira, a vaga foi repassada para alunos em lista de espera.

Suzane havia sido aprovada no Fies no início de fevereiro devido à nota que tirou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ela pretendia cursar Administração na Faculdade Dehoniana, uma instituição católica de Taubaté, cidade vizinha a Tremembé, onde ela está presa.

Mesmo que tivesse feito a inscrição, Suzane precisaria de autorização da Vara de Execuções Criminais para sair da prisão no horário das aulas.

Em abril do ano passado, a Justiça havia autorizado a jovem a frequentar o curso de Administração em outra universidade de Taubaté, a Anhanguera. A presa acabou não dando continuidade ao curso. Em regime semiaberto desde outubro de 2015, Suzane tem direito a trabalhar e estudar, além de se beneficiar de cinco saídas temporárias por ano.

Suzane foi condenada por planejar a morte dos pais, Marísia e Manfred Von Richtofen, junto com o namorado da época, Daniel Cravinhos. Na noite de 31 de outubro de 2002, Suzane permitiu a entrada dos irmãos Cravinhos, que foram até o quarto do casal Richtofen e matou os dois com pauladas.