Cotidiano

Sustentabilidade em exposição

Projetos desenvolvidos com criatividade por alunos do Ceep (Centro de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto) estão na Exposição de Trabalhos de Pesquisa Escolar e Iniciação Científica, que teve início ontem e segue nesta sexta-feira (24).

Depois de um ano e meio de estudo e pesquisa, alguns formandos terão oportunidade de apresentar ao público o resultado do trabalho previsto para a conclusão do curso técnico subsequente.

Esse é o caso de Sirlei Fonseca que mostra como é possível aprender sobre meio ambiente e sustentabilidade de forma lúdica e divertida.

Ela desenvolveu trabalho com crianças que ensina, desde o aproveitamento de descartes orgânicos à produção de uma horta sustentável.

“As crianças aprenderam sobre o adubo orgânico, preparo de mudas, plantio e colheita na horta da escola”, comenta Sirlei. Ervas finas cresceram e foram utilizadas para produção de sal temperado que será distribuído para quem visitar a exposição.

Jogos educativos

Outro tema abordado por Sirlei é reutilização de materiais para produção de jogos educativos. “Aproveitamos todos os tipos de materiais como garrafa pet, cano pvc, papelão, sobras de MDF, vidros, entre outros”, cita.

Uma torneira semelhante as que utilizamos em casa, mas feita com materiais reutilizados foi levada à exposição com intuito fundamental de sustentabilidade. “A intenção é de que principalmente as crianças sejam conscientizadas para a economia no consumo de água”, destaca Sirlei.

ExpoCeep

Além dos trabalhos nessa área, a ExpoCeep – Mostra Científico Pedagógica inclui muitos outros trabalhos na área de eletromecânica, robótica, enfermagem e segurança do trabalho.

Quem quiser conferir a exposição pode comparecer ao Ceep que está localizado na Rua Natal, nº 2800, no Recanto Tropical em Cascavel no horário das 19h às 22h.