Esportes

Suspenso, Neymar é dispensado de viagem para a Venezuela

NATAL – Não tem sido fácil parar Neymar desde que Tite assumiu a seleção brasileira. Foi com o treinador que o jogador fez seus três gols, um por partida, nas Eliminatórias. Na goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia, em Natal, ainda deu duas assistências e só saiu – substituído pela primeira vez por Tite – depois de sofrer um corte no supercílio. Mas o atacante levou também seu segundo cartão amarelo consecutivo e está suspenso pela segunda vez nas Eliminatórias para a Copa de 2018. Logo após a partida, o jogador foi liberado pela CBF e não viajará com a equipe para o jogo em Mérida, na Venezuela, na terça-feira, contra a seleção local. Dessa maneira, ele se garante ainda na partida contra a Argentina, em 10 de novembro, no Mineirão.

– Falei com Tite. Ele (Neymar) já está carregando 10 jogos consecutivos, sem contar com a Olimpíada. Nada mais justo do que ele ir para casa, descansar e voltar bem para o Barcelona, o que também é um objetivo nosso – afirmou Edu Gaspar, coordenador da seleção brasileira, ao deixar a Arena das Dunas.

Nesta sexta-feira, dia em que os atletas têm dia livre, Neymar deve deixar Natal. Um pouco antes da confirmação de Edu Gaspar, Tite já dava indícios do que aconteceria.

– Tenho minha opinião particular (a favor da liberação), mas vou conversar com o grupo todo. O Neymar vinha jogando há 10, 9 jogos seguidos. O Luis Enrique (técnico do Barcelona) tinha planejado tirá-lo porque ele está a ponto de estourar (a musculatura) jogando domingo e quarta – afirmou o treinador, que disse ter pensado em fazer o mesmo. – Eu estava num dilema, mas como vou deixar de escalar o Neymar? Pensei que se ele estourasse, eu não dormiria por dois dias. É a saúde do atleta.

MESSI TAMBÉM NÃO FOI

Com a suspensão por cartões amarelos, Neymar vai evitar a viagem para Mérida, numa Venezuela que vive uma crise de abastecimento e momento político conturbado. Em uma programação pouco usual, o Brasil segue treinando em Natal até domingo, quando então voa para a Venezuela. Em setembro, o argentino Messi também não foi à Mérida quando a Argentina enfrentou a seleção local pelas Eliminatórias, segundo a AFA, por dores no púbis.

Como o Brasil já tinha 24 jogadores convocados, um a mais do que o permitido, devido ao cumprimento de suspensão de Paulinho, que viajou a Natal, Tite não poderá – ou precisará – convocar um jogador às pressas. Antes do amarelo contra a Bolívia, na 9ª rodada, Neymar já havia recebido cartões contra o Peru, na 4ª; Uruguai, na 5ª; e Colômbia, na 8ª. Ele só não levou cartões em dois jogos, contra Argentina e Equador.