Cotidiano

Suspensão de concurso é enganação, acusa vereador; assista ao pronunciamento

O vereador Jorge Bocasanta acusou Cascá de desenvolver uma estratégia para protelar a adequação cobrada pelo Ministério Público do Trabalho

Suspensão de concurso é enganação, acusa vereador; assista ao pronunciamento

Clique aqui e assista o pronunciamento do vereador Jorge Bocasanta 

 

A suspensão do concurso público para a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos ao HU (Hospital Universitário) dois dias antes da aplicação das provas para mais de 7 mil candidatos inscritos levou à aprovação de uma moção de repúdio contra Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, reitor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

O vereador Jorge Bocasanta (Pros) – proponente da moção – acusou Cascá de desenvolver uma estratégia para protelar a adequação cobrada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e determinada pela Justiça. “Tem cheiro de coisa errada. Tem uma grande quadrilha lá dentro. Causa um repúdio grande e questiono: será que a situação estava armada? Em fevereiro era para ocorrer esse concurso, transferido para domingo passado. Depois acabou suspenso. Tudo para continuar a falcatrua lá dentro. Fizeram tudo para enganar o MPT, para continuar a quadrilha mandando no HU”, disse Bocasanta na tribuna.

O parlamentar que integrou a Comissão Permanente de Saúde, em investigações passadas, constatou que durante visitas havia mais de 30 leitos vazios e que a internação dependia de mais funcionários.

Na lavandeira – mantida por meio de contratos milionários com empresas terceirizadas – faltavam roupas de cama. “Deveria ter quatro jogos de cama para cada leito e os servidores nos relataram que não tinha como dar banho nos pacientes po9rque não tinha como trocar os lençóis”, revela.

Além disso, conforme Bocasanta, há casos de supersalários dentro do HU que destoam da realidade. “Havia um diretor, que era professor e plantonista. Respondia por quatro funções: todas remuneradas”.

Bocasanta fez sérias acusações contra a atual direção: “Uma quadrilha se instalou no HU, inquilinos da Unioeste, e estão mamando. Falta transparência. A Unioeste deveria ser um modelo, por ser formadora de profissionais – na saúde, educação… tem que demonstrar transparência para que todos possam seguir o caminho do bem. O HU infelizmente não é um caminho do bem”, disse, além de várias outras críticas bastante contundentes.

 

Reportagem: Josimar Bagatoli