Cotidiano

Suspeito de matar ambulante em SP é levado para reconhecimento

63516752_PA São Paulo SP Caso espancamento no metro de São Paulo - Ricardo.jpg SÃO PAULO – Preso na noite desta terça-feira, Ricardo Nascimento Martins, um dos suspeitos de espancar até a morte o vendedor ambulante Luiz Carlos Ruas no último domingo, foi levado na manhã desta quarta-feira à Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, para ser reconhecido por pessoas que presenciaram o crime.

A polícia ainda procura por Alípio Rogério Belo dos Santos, outro suspeito do crime e primo de Martins. Os dois tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça.

Entre as testemunhas convocadas para fazer o reconhecimento está uma das travestis agredidas pelos rapazes naquela noite. Os suspeitos se voltaram contra Ruas porque ele tentava protegê-la.

Martins estava escondido na casa de um amigo em Itupeva, interior de São Paulo. Ele foi trazido ainda na madrugada para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no centro da capital paulista. Ao chegar ao local, o rapaz contou que estava embriagado naquele dia e se disse arrependido.

A polícia suspeita que Alípio dos Santos esteja escondido na Baixada Santista e realiza buscas na região. Na terça-feira, a secretaria de Segurança Pública de São Paulo anunciou que pagaria uma recompensa de R$ 50 mil para quem desse informações sobre o paradeiro deles. A resolução foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial.

As denúncias deverão ser feitas pelo site www.webdenuncia.org.br. Não é necessário fazer cadastro ou se identificar. A pessoa pode acompanhar o andamento do resultado das informações fornecidas e checar se receberá a recompensa.

O advogado de defesa dos rapazes, Marcolino Nunes Pinho, disse que Santos não vai se entregar e pede a suspensão da prisão temporária dos dois. Ele alega que os dois agiram em legítima defesa porque foram assaltados na região e, por isso, se envolveram na briga. O vendedor ambulante teria entrado na confusão e atirado uma garrafa de vidro na cabeça de um deles.

? A região tem vários viciados em drogas e eles foram para cima dos dois, roubando o celular do Alípio. Ele está com vários ferimentos. Só não fez o Boletim de Ocorrência por causa da briga, mas irá fazer ? disse Pinho.

Os dois rapazes teriam sido repreendidos por uma travesti, que vive na rua, por ter urinado em um canteiro do lado de fora da estação. Os rapazes passaram a discutir com ela e a agrediram.

A polícia disse que uma outra travesti, que estava próxima, também apanhou. O ambulante tentou intervir para acabar com a briga, mas os primos acabaram se voltando contra ele.

Segundo o boletim de ocorrência, Ruas, que há cerca de 20 anos trabalhava como ambulante vendendo salgadinhos e refrigerantes na frente da estação, começou a ser agredido e tentou correr para a bilheteria do local, mas foi atingido por vários socos.

Mesmo depois de cair no chão e ficar desacordado, Ruas recebeu uma série de socos e chutes por todo o corpo, inclusive na cabeça. Os agressores chegaram a deixar o local e voltar minutos depois para dar sequência às agressões. Ele chegou a ser socorrido por agentes de segurança do metrô e levado para o hospital, onde morreu.