Cotidiano

Suspeito de explosão em Nova York fez visitas ao Afeganistão recentemente

USA-ATTACKS_-GQR2TRQU8.1.jpgELIZABETH, EUA – O suspeito pela explosão em Nova York que deixou 29 feridos durante o fim de semana, Ahmad Khan Rahami, viajou várias vezes ao Afeganistão nos últimos anos, segundo forças de segurança. De acordo com um homem que se identificou como amigo de infância do atirador, ele teria aparentemente se radicalizado religiosamente. nova york

? Em certo ponto ele foi para o Afeganistão e voltou há dois anos, surgiu do nada e estava muito religioso. Foi chocante. Estou tentando entender o que está acontecendo. Nunca o vi assim ? disse ao “Herald” Flee Jones, 27 anos.

Segundo autoridades policiais, Rahami foi ao Afeganistão diferentes vezes e era questionado na volta ao país ? um procedimento de praxe ?, mas nunca entrou no radar das autoridades por uma possível radicalização.

O pai do suspeito foi visto por vizinhos queimando um computador no quintal de sua casa em Elizabeth, Nova Jersey, dias antes do ataque, de acordo com o jornal ?New York Times?.

Novos detalhes começaram a surgir sobre Rahami, 28 anos, após sua captura. Sua família é proprietária de um restaurante da rede de fast-food First American Fried Chicken, instalado no piso térreo de sua residência. O suspeito e seus irmãos chegaram a trabalhar no estabelecimento, administrado pelo pai, Muhammad Rahami.

Devido à reclamação de moradores, que se queixavam do tumulto causado por clientes, a Câmara Municipal da cidade aprovou uma lei forçando o restaurante a fechar mais cedo, de acordo com o prefeito Christian Bollwage. Antes, a lanchonete ficava aberta por toda noite.

USA-ATTACKS_

O pai chegou a processar a Câmara, alegando que a decisão tinha sido discriminatória e motivada pela etnia da família. Certa vez, o irmão mais velho de Ahmad entrou em confronto com a polícia que tentava fechar o restaurante.

? Foram queixas de vizinhos, não tinha nada a ver com a sua etnia ou religião ? justificou o prefeito. ? Tinha a ver com o barulho e as pessoas se reunindo nas ruas.

O ataque em Nova York feriu 29 pessoas. Feita com panela de pressão, a bomba foi colocada em uma lata de lixo. Horas depois, a polícia encontrou um artefato semelhante a poucas quadras de distância, que foi desarmado.

No mesmo dia, uma bomba explodiu em uma corrida de rua em Nova Jersey, sem causar feridos. Polícia busca suspeito após ataques em NY