Cotidiano

Suspeito de atentado era investigado por terrorismo na Alemanha

BERLIM ? O suspeito do atentado com um caminhão a um mercado de Natal em Berlim, identificado como o tunisiano Anis Amri, um imigrante ilegal de 24 anos, foi alvo de uma investigação sobre terrorismo na Alemanha no início deste ano. E não foi deportado após ter seu pedido de asilo rejeitado porque a Tunísia, inicialmente, se recusou a recebÊ-lo de volta. As informações foram passadas por um alto funcionário alemão ao jornal americano ?The Washington Post?.

A identidade do suspeito foi descoberta depois que investigadores descobriram uma carteira com seus documentos no caminhão usado no ataque de segunda-feira, que deixou 12 mortos. Agora, a polícia alemã empreende uma caçada a Amri.

A revelação de que o suspeito já era vigiado pelas autoridades alemãs, no entanto, aprofundam ainda mais os desdobramentos políticos do atentado em Berlim, apontando para falhas no sistema de deportação da Alemanha e provocando questionamentos sobre o acolhimento humanitário de refugiados empreendido pela chanceler federal do país, Angela Merkel. Só no ano passado, cerca de um milhão de imigrantes requereram asilo em solo alemão.