Cotidiano

Suspeitas de homicídio de norte-coreano sabiam do ataque com veneno

Duas mulheres detidas pelo assassinato do meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un afirmaram que o ataque foi cometido com veneno.

? Sim, é claro que sabiam ? disse Khalid Abu Bakar, nesta quarta-feira, ao ser questionado pelos jornalistas sobre se as mulheres sabiam que levavam uma substância tóxica ao se aproximarem de Kim Jong-Nam. Em um primeiro momento, a hipótese era de que teriam sido enganadas.

Kim Jong-Nam foi assassinado na semana passada enquanto esperava por um voo no aeroporto internacional de Kuala Lumpur, na Malásia.

O governo da Malásia informou que só entregará o corpo de Kim Jong-nam a Pyongyang quando o processo estiver concluído.

Um vídeo da Fuji TV aparentemente mostra câmeras de segurança do aeroporto mostrando Kim sendo agarrado por trás por uma mulher de camisa branca. Ela coloca as mãos em seu rosto e sai rapidamente. Uma segunda mulher também sai de cena rapidamente. Kim aparece de camisa azul e jaqueta cinza, indo sozinho ao centro médico do hospital ? depois, passaria mal e morreria.

Autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos acreditam que o Kim Jong-nam foi morto por agentes norte-coreanos. Até o momento, quatro pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no caso. No sábado, um homem de nacionalidade norte-coreana foi detido por policiais da Malásia.