Cotidiano

Suspeita de matar meio-irmão de Kim: 'Achei que era uma piada'

download (1).jpgKUALA LUMPUR/JACARTA – A mulher suspeita de matar Kim Jong-nam, meio-irmão do ditador norte-coreano Kim Jong-un, disse à polícia achar que o aparente envenenamento dele se tratava de uma piada, segundo a imprensa malaia. Com a identidade vietnamita de Doan Thi Huong, a mulher alegou achar que tinha feito parte de uma “pegadinha”, sem saber da letalidade da ação. A polícia interroga ela e outra suspeita de envolvimento no caso, que tinha passaporte da Indonésia com o nome de Siti Aishah. O namorado de Aishah, o malaio Muhamad Farid Bin Jalaluddin, de 26 anos, também foi detido. KIM

Doan, que usava o acrônimo LOL na camisa, foi detida um dia depois da morte de Kim. Mas, segundo relatos da Inteligência obtidos pela imprensa, ficou em hotéis baratos, carregou um punhado de dinheiro e cortou o cabelo um dia antes do suposto ataque no aeroporto de Kuala Lumpur. A polícia acredita que Doan era a pessoa que, por volta das 8:20 da manhã daquele dia, havia se aproximado do meio-irmão do líder norte-coreano e jogado uma substância venenosa em seu rosto.

Funcionários de dois hotéis em uma área perto do aeroporto deram detalhes dos movimentos de Doan antes do ataque. Segundo eles, ela parecia calma e deliberada. Um investigador privado disse à Reuters que seu comportamento tem características de um agente de inteligência.

? É assim que operam. Mudam de aparência, fazem tudo em dinheiro, não deixam rastros e estão sempre em movimento ? afirmou o investigador sob anonimato.

O governo da Malásia informou que não liberará o corpo de Kim se a família não fornecer amostras de DNA. A Coreia do Norte, que pede a devolução do corpo, é contra a autópsia. Kim Jong-nam, crítico do regime liderado pelo irmão, foi morto na segunda-feira enquanto esperava um voo no aeroporto internacional de Kuala Lumpur, capital da Malásia. A Coreia do Sul atribui o crime a agentes norte-coreanos.

Especialistas analisam amostras retiradas do cadáver para determinar a substância tóxica que envenenou Kim Jong-nam.

? Até o momento, nenhum membro da família, ou pessoa próxima, nos procurou para identificar ou reclamar o corpo. Precisamos de amostras de DNA de um membro da família para estabelecer o perfil da pessoa falecida ? declarou Abdul Samah Mat, chefe de polícia do estado de Selangor, onde fica o aeroporto ? A Coreia do Norte fez um pedido para a restituição do corpo, mas antes de entregá-lo precisamos identificar o corpo.

A Coreia do Sul acusa o vizinho do Norte de ser responsável pelo crime e cita uma “ordem permanente” do ditador Kim Jong-un para eliminar seu meio-irmão e uma tentativa frustrada de assassiná-lo em 2012, depois que Kim Jong-nam criticou o regime mais fechado do mundo.64882928_FILES This file photo taken May 4 2001 shows Kim Jong-Nam son of North Korean leader Kim Jo.jpg