Esportes

Suspeita de doping tira do UFC São Paulo Matheus Nicolau, promessa do Brasil no MMA

O lutador Matheus Nicolau, promessa do MMA brasileiro, de 23 anos, foi retirado do card do UFC São Paulo, previsto para o dia 19 de novembro. A decisão, comunicada pelo Ultimate nesta sexta-feira, se deve a uma suspeita de doping em exame realizado pela Agência Antidoping dos Estados Unidos, a USADA, em 13 de outubro, fora do período de competições. Não foi informado que tipo de substância apareceu no resultado.

Nicolau, que enfrentaria em São Paulo o japonês Yuta Sasaki, se disse surpreso com a informação. E prometeu não medir esforços para comprovar sua inocência. Ele alega não ter feito uso de substâncias proibidas. O lutador terá direito a apresentar sua defesa e a pedir contraprova. A suspensão é preventiva. Caso o doping se confirme e ele seja considerado culpado, a pena deve ser de dois anos afastado.

“Reitero o meu espanto com o resultado do exame, pois nunca, em oito anos de carreira, fiz uso de substâncias ilícitas para aumento de desempenho”, afirma Nicolau.

Veja o que escreveu o lutador em sua conta no Instagram sobre o caso:

Matheus Nicolau, do UFC, sobre doping

Matheus Nicolau é o 11º do ranking do peso-galo do UFC. Ele tem 13 combates como profissional, com 12 vitórias e uma derrota. No Ultimate lutou duas vezes. Finalizou o também brasileiro Bruno Rodrigues em novembro do ano passado, em São Paulo, e ganhou do experiente americano John Moraga por decisão dividida em julho deste ano, em Las Vegas (EUA).