Policial

Suspeita de dinamite leva Polícia Militar a fazer bate-grade na 15ª

Em apenas 40 minutos, celulares, armas artesanais e maconha foram encontrados

Cascavel – A precariedade na estrutura, a falta de pessoal e a superlotação na carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial) tornam o local uma bomba-relógio prestes a explodir. E isso, realmente poderia ter acontecido se a denúncia de que os detentos estavam com uma dinamite dentro da carceragem tivesse sido confirmada durante o bate-grade realizado na segunda-feira (24) pela Polícia Militar e por agentes carcerários.

De acordo com informações extraoficiais obtidas por O Paraná, a revista na cadeia seria feita no sábado, pois havia uma denúncia de que os presos iriam explodir parte da cadeia com a intenção de fugir, mas a vistoria ocorreu na manhã de segunda e, por causa da chuva, durou apenas 40 minutos.

A reportagem tentou contato com o chefe regional das cadeias, Sérgio Reinildo dos Santos, para falar a respeito de uma possível dinamite no local, mas ele não foi localizado.

Em menos de uma hora, policiais militares e agentes do Depen (Departamento Penitenciário) localizaram cinco aparelhos de celular, cerca de 30 buchas de maconha, uma barra de ferro e vários estoques, armas artesanais feitas pelos detentos.

A audácia dos presos é tanta que buchas de maconha foram encontradas dentro de um pote de margarina. Suspeita-se que o alimento foi entregue sem os ilícitos e que o entorpecente foi colocado lá pelos presos no intuito de escondê-lo.

No início do mês, em outra vistoria feita no local, 32 celulares, armas e drogas já haviam sido localizados na cadeia.

Além dos objetos ilícitos, somente neste mês de agosto, pelo menos quatro tentativas de fuga foram frustradas na cadeia. A última no fim de semana, quando os agentes descobriram que os presos estavam serrando uma das vigas de concreto do sistema de ventilação.

O material usado seria o chamado fio de ouro e, caso os presos conseguissem, possibilitaria uma fuga em massa. As outras três tentativas, nos dias 9, 17 e 19 de agosto, seriam por buracos que os detentos estavam cavando.

Vale ressaltar que a carceragem da 15ª SDP foi projetada para 132 pessoas e abrigava até segunda, 458. Conforme já noticiado por O Paraná, a Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária) estuda algumas possibilidades para minimizar os problemas na cadeia, dentre elas a transferência dos presos homens para a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), assim que reformada.

Em relação a uma data para que isso ocorra, já que na segunda-feira completou um ano da rebelião, a Secretaria informou que ainda não há previsão.

(Com informações de Tissiane Merlak)