Cotidiano

Supremo Tribunal Federal adia julgamento de ex-deputado Carli Filho

Carli Filho é acusado de matar dois jovens em um acidente de trânsito em 2009

Curitiba – O júri popular do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho não vai mais acontecer neste mês. Marcado inicialmente para os 21 e 22 próximos, ele foi suspenso ontem por força de liminar do STF (Supremo Tribunal Federal).

Carli Filho é acusado de matar dois jovens em um acidente de trânsito ocorrido em 2009, em Curitiba, e a liminar foi concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF, uma vez que o ministro relator Gilmar Mendes está de férias. Em fevereiro, Mendes irá avaliar o mérito da habeas corpus impetrado pelos advogados de Carli, que alegam nulidade de provas e cerceamento de defesa.

No que dependesse da Justiça estadual o julgamento seria realizado ainda este mês. Os 25 jurados e 19 suplentes foram sorteados ainda em novembro passado e na última segunda-feira o TJ-PR havia anunciado a distribuição de senhas a partir do dia 19 às pessoas interessadas em acompanhar o júri.

O caso

Em 7 de maio de 2009, o carro blindado conduzido por Carli Filho decolou em um trecho da Avenida Monsenhor Ivo Zanlorenzi, no Bairro Mossunguê, e atingiu o veículo das vítimas, que entrava na mesma avenida fazendo uma conversão à esquerda. Gilmar Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20, morreram na hora. O veículo do ex-deputado estava, segundo a polícia, a 163 km/h.