Cotidiano

Supremo dos EUA toma decisão favorável a Samsung frente à Apple

WASHINGTON – A Suprema Corte dos Estados Unidos tomou uma decisão favorável à Samsung em seu pleito contra a Apple e rechaçou que o grupo sul-coreano deva pagar US$ 399 milhões à concorrente por patentes de telefones celulares.

Por oito votos a favor e nenhum contra, a mais alta instância judicial americana decidiu que a Samsung não vai perder o direito aos lucros com a venda de seus telefones por não respeitar o design de componentes próprios da Apple.

De acordo com a sentença anterior, a Samsung deveria pagar o montante por copiar partes do design patenteado do iPhone. A disputa começou em 2011, quando a Apple acusou a empresa sul-coreana de replicar aspectos do iPhone sob seu domínio, a tela plana, o formato retangular com cantos arredondados e a disposição dos ícones na tela.

Segundo o documento emitido pelo tribunal, a penalidade é inapropriada porque representa ?o lucro total da Samsung pela venda dos smartphones questionados?. A Corta não se pronunciou, no entanto, sobre o valor que deveria ser a multa à Samsung pelo uso das características registradas pela Apple.