Policial

Suposto inseticida proibido é apreendido perto de manancial

Material foi encontrado nas proximidades da represa do Passaúna

Campo Largo – Com a venda proibida em todo o planeta, o heptacloro é um dos inseticidas que causam maior dano ao planeta. E esse, supostamente, foi o material apreendido pela Polícia Civil durante a tarde de segunda-feira (24) perto de uma manancial da represa do Passaúna, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.

Segundo Paulo Kurzlop, fiscal do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), os indícios são fortes de que o material seja heptacloro, o que pode causar sanções grandes à empresa.

“Antes da confirmação, eles já irão receber sanções pela proximidade da manancial. Se comprovado a pena é maior, já que se atingisse a represa, poderíamos ter um desastre ambiental que deixaria milhares de pessoas sem água na região metropolitana”, disse.

Polícia interditou o local

A polícia chegou até o barracão da Rua Silvio Delagrana, no bairro Ferraria, devido a uma denúncia de roubos , provavelmente de cargas.  No local estava um funcionário, que informou o que seria o material.

De acordo com o delegado Rafael Vianna, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), o suposto material é utilizado como inseticida agrícola e está proibido em todo o mundo há vários anos.

“Que ele é irregular do ponto de vista ambiental, está confirmado. Ele é altamente tóxico e cancerígeno, mas as investigações continuam para descobrirmos origem e destino”, explicou.

O produto foi levado para perícia do IAP e do Instituto de Criminalística.

(Com informações da Banda B)