Cotidiano

Suporte às emergências

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Avenida Tancredo Neves em Cascavel desde ontem passou a receber adultos socorridos por ambulâncias do Samu e Siate.

Com essa mudança proposta pela gestão integrada da secretaria de Saúde com o Consamu (Consórcio Intermunicipal – Samu Oeste) a expectativa é desafogar a demanda das outras duas UPAs na cidade. “Neste primeiro momento a intenção é dar um fôlego principalmente no atendimento aos pacientes de ortopedia que são vítimas de acidentes”, afirma o secretário de Saúde, Rubens Griep.

A área liberada na UPA Tancredo para esse suporte recebeu investimentos estimados em R$ 200 mil para pequenas reformas e mobiliários.

O espaço contará com área para recebimento dos pacientes encaminhados pelas ambulâncias, duas enfermarias, sala para aplicação de gesso e um quarto de isolamento.

“A princípio o atendimento em regime de plantão contará com dois médicos; um deles clínico e o outro ortopedista”, afirma Griep.

O prefeito Leonaldo Paranhos esteve ontem na UPA para conhecer as novas instalações que segundo ele representam um avanço no planejamento do município para a saúde humanizada.

“A nossa expectativa é de que as três unidades possam receber crianças e adultos. Já conseguimos garantir isso no Veneza e nessa unidade e seguiremos com o nosso planejamento”.

Samu e Siate

Por enquanto somente adultos encaminhados pelo Samu e Siate serão atendidos na UPA Tancredo. “O atendimento ainda é a portas fechadas e após uma segunda etapa de reforma e ampliação da unidade será liberado o acesso aos pacientes que vieram espontaneamente”, explica o secretário de Saúde.

Transferência

Em relação às UPAs, faz parte do planejamento do município a transferência provisória da UPA Brasília para o imóvel adquirido pelo município para abrigar o hospital municipal, até que atual unidade seja reformada. A mudança, entretanto, ainda depende de adequações no sistema de oxigênio e o prefeito não soube informar uma data para que isso ocorra.

Romulo Grigoli

AILTON SANTOS

UPA Tancredo adultos _as (30)

Legenda: Secretário de Saúde esclareceu sobre o atendimento de adultos na UPA Tancredo