Esportes

Superliga B: Cascavel estreará em casa dia 16 de janeiro

Serão oito times no feminino e 13 no masculino, dentre eles alguns de tradição

Cascavel – Embalada pelo título dos Jogos Abertos do Paraná e por ter chegado à fase semifinal nas duas últimas temporadas da Superliga B de Vôlei Feminino, a equipe de Cascavel contará com o fator casa em sua estreia na segunda divisão da competição nacional em 2016. A primeira rodada está marcada para o dia 16 de janeiro (um sábado), contra o mineiro Vôlei Itabirito, no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto.

Os detalhes da Superliga B 2016 foram divulgados nesta semana pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Em sua quinta edição, a divisão de acesso ao principal torneio de voleibol no Brasil contará com 21 equipes de oitos estados. Serão oito times no feminino e 13 no masculino, dentre eles alguns de tradição e que há algum tempo não competiam no cenário nacional, como Flamengo (RJ), Botafogo (RJ) e Fluminense (RJ), os dois primeiros no torneio masculino e o último no feminino.

A Superliga B contará também com quatro equipes que estiveram na primeira divisão da temporada 2014/2015 e brigarão para retornar à elite: São Bernardo (SP), no masculino, e Uniara (SP), São José dos Campos (SP) e Sampaio Correia (ex Vôlei Maranhão), no feminino.

O vôlei paranaense, além do Cascavel, será representando no feminino pelo time de São José dos Pinhais e no masculino pelas equipes de Castro e Araucária.

Forma de disputa

O campeonato feminino será disputado em turno único, com as oito equipes jogando entre si e as quatro melhores avançando à semifinal. Entre os homens as equipes foram divididas em dois grupos, um com sete e outro com seis.

A disputa também será em turno único, no qual os times jogarão entre si dentro dos grupos e os quatro melhores de cada avançarão para as quartas de final.