Esportes

Super Bowl: Brady pode se tornar o quarterback com mais títulos da NFL

Os olhos do mundo estarão voltados para Houston hoje, a partir de 21h30 (de Brasília). Na cidade texana será disputado o Super Bowl LI, que coloca frente a frente os New England Patriots, do quarterback super campeão Tom Brady ? também conhecido por muitos brasileiros por ser o marido da top model Gisele Bündchen ?, e os Atlanta Falcons, do quarterback Matt Ryan. Nos Estados Unidos, a expectativa é por um jogo com pontuação alta dos dois lados e muita emoção, algo que andou em falta nos playoffs da NFL. A ESPN transmite.

INFOGRÁFICO: O duelo entre Patriots e Falcons em números

Camisa número 12 dos Patriots, Brady estará no centro das atenções mais uma vez. Responsável por organizar todas as funções, ele pode terminar a noite com seu quinto troféu, algo que só um jogador na história tem: Charles Haley, que está no hall da fama do esporte. Entre os quarterbacks, no entanto, Brady está empatado com quatro anéis de campeão com Terry Bradshaw e o lendário Joe Montana, jogador que é frequentemente citado quando o assunto é quem é o melhor jogador da história.

Super Bowl 51

Um título pode coroar também uma temporada que começou ruim para Brady. Ele não atuou nas quatro primeiras partidas, punido pelo caso de bolas esvaziadas propositadamente na vitória sobre os Indianapolis Colts ? a fim de facilitar arremessos e receptações dos Patriots ? em janeiro de 2015. Para muitos, o caso manchará para sempre o legado esportivo de Brady. Para outros tantos, não há nada que apague a genialidade do jogador, que chega aos 39 anos com números incríveis. Na temporada regular, em 432 lançamentos que fez, 28 viraram touchdowns ? pontuação máxima no esporte ? e apenas duas foram interceptações, a melhor marca de todos os tempos na liga.

? Ele (Brady) tem uma tremenda carreira e teve um ótimo ano. Eu acredito que os recorde e seu desempenho falam por si. Já falamos sobre isso muitas vezes, são muitos superlativos. Ele merece todos ? derreteu-se em elogios o treinador Bill Belichick, dos Patriots. ? O time inteiro entende que temos que executar um grande trabalho. Espero que possamos fazer isso como um time.

AMEAÇA À DINASTIA

O título pode ser o quinto de Bill Belichick no comando dos Patriots. Junto de Brady, o treinador transformou os Patriots numa máquina de vitórias. Este é o sétimo Super Bowl da dupla, o primeiro foi em 2001. Sisudo, avesso à imprensa e workaholic, Belichick é admirado no mundo esportivo. Entre seus fãs está o ex-treinador da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho.

Mas é bom entender que a partida não é apenas sobre os Patriots, Brady e Belichick. Embora exista um pequeno favoritismo, impulsionado bastante pela experiência, os Atlanta Falcons prometem ser uma parada duríssima. Parte desta preocupação passa pelas mãos de Matt Ryan. Considerado há alguns anos um ótimo quarterback, ele ainda não havia chegado na lista dos melhores. Na temporada regular de 2016, no entanto, as coisas mudaram. Jogador lento que aposta pouco em corridas, como o próprio Brady, ele guiou os Falcons para 11 vitórias e cinco derrotas na temporada regular (os Patriots tiveram 14 vitórias e só duas derrotas).

? Matt está tendo um ano incrível. É óbvio que eles estão aqui (no Super Bowl) por um motivo. Eles têm um grande quarterback em campo e como líder ? disse Brady sobre Ryan.

Técnico dos Falcons, Dan Quinn tem em seu elenco um jogador que certamente atormenta a defesa dos Patriots. Responsável por receber os passes de Ryan, o wide receiver Julio Jones pode ser chave para o título. Veloz, ele foi quem mais conquistou jardas durante a temporada regular: média de 100,6 por jogo.

? Ele (Jones) é uma parte grande do que fazemos em termos de criar jogadas explosivas e mudará a forma que a defesa adversária nos enfrenta. Então, vamos dar a bola para ele, sem dúvida. ? garantiu Matt Ryan.