Cotidiano

Summers alerta que ameaças de Trump podem afetar emprego nos EUA

DAVOS (Suíça) – Lawrence Summers, ex-secretário de Tesouro dos Estados Unidos, alertou nesta quarta-feira que as ameaças de Donald Trump contra as empresas que fabricam produtos no México serão contraproducentes e poderiam levar à perda de centenas de milhares de empregos americanos.

Em uma mesa-redonda no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Summers disse que ?a retórica e as medidas anunciadas? pelo presidente eleito sobre o México provocaram uma grande queda do valor do peso mexicano contra o dólar.

Este movimento, destacou, é ?uma punhalada contra Ohio? porque tornará o México ainda mais atrativo para as companhias. A lição da história, segundo ele, é que ?o populismo clássico é de forma invariável contraproducente para aqueles em nome dos quais se promove?.

Trump tem sido insistente ao tentar elevar os investimentos da indústria automobilística nos Estados Unidos, e ameaçado quem destina recursos ao México. Ford e General Motors já anunciaram investimentos nos EUA, enquanto a BMW reforçou sua intenção de destinar mais recursos ao México.