Cotidiano

Suíça: museus e ursos na capital Berna e queijos no vale do Emmen

Cont2-Berna.jpg

BERNA – Reconhecida pela Unesco desde 1983 como patrimônio mundial, a cidade de Berna ? fundada em 1191 por Berthold V, Duque de Zähringen ? tem sua paisagem urbana marcada por prédios de arenito, amplas ruas de paralelepípedos, várias fontes decorativas e torres construídas na Idade Média e na Renascença. Diz a lenda, que para escolher o nome da cidade, o duque teria dito que a batizaria com o primeiro animal que avistasse durante suas caças. E ele teria visto um urso, que aparece no brasão da cidade e do cantão ao qual também dá nome.

ONDE EINSTEIN PLANTOU SUA TEORIA

O centro histórico, onde se destacam a Catedral Gótica (Berner Münster) e a Torre do Relógio (Zytglogge), é abraçado pelo Rio Aare. A igreja começou a ser construída em 1421, mas a torre, com 55 metros, só ficou pronta em 1588, e a cúpula de 101 metros foi erguida no século XIX. A Torre, no fim da rua do Mercado, funcionou várias vezes como prisão e, depois do incêndio de 1405, se transformou no campanário. Abaixo do relógio principal se encontra o relógio astronômico com a hora solar. Ao lado, estão as figuras mecânicas que atraem os turistas nas horas cheias.

BV-Suiça

Com 6,5 quilômetros de extensão, as ruas do centro histórico são marcadas por sua amplidão, as arcadas e as 12 fontes decorativas, como as do Ogro, da Justiça e do Mosqueteiro ? todas com água potável. As arcadas são ocupadas por lojas de grifes, mercearias, flores e até açougues.

Berna tem também uma coleção de museus invejável, como o Zentrum Paul Klee, com a mais importante coleção do artista suíço, ou o Museu Histórico, que tem uma exposição permanente dedicada ao físico alemão Albert Einsten. Sua teoria da relatividade foi concebida na cidade, quando ele viveu lá entre 1902 e 1909 ? sua casa, no centro histórico, também pode ser visitada.

Para quem gosta de queijos, o Vale do Emmen, a cerca de cem quilômetros e a uma hora de trem de Berna, é o destino perfeito. Na cidade de Affoltern, por exemplo, pode-se acompanhar todo o processo de produção do emmental, o famoso queijo suíço com furos, em visitas autônomas ou em grupos que custam entre ? 2 a ? 10 ? com direito a passar pela experiência de produzir, no fim da visita, um queijo fresco.

Os visitantes primeiro conhecem o Küherstock, ou Stöckli (prédio residencial), construído em 1741. Pode-se ver como o queijo era feito manualmente no século XVIII, sob um fogareiro e com utensílios artesanais. Os grupos podem agendar com antecedência uma visita com fabricação do queijo pelo método tradicional.

Por outro lado, quem vier à pequena cidade do Vale do Emmen poderá visitar também uma linha de produção mais moderna do queijo, em cozinhas e fornos industriais. E acompanhar todas as etapas, desde a preparação do leite, a criação das rodas e a maturação do queijo ? com explicações sobre a formação dos famosos buracos, que devem ter tamanho de moedas de 20 centavos a dois francos, ou entre 0,9 e dois centímetros. O local tem dois restaurantes onde se pode comer fondue preparado na hora e lojas para comprar… adivinhem? Queijo emmental.

SERVIÇO

ONDE FICAR

Bellevue Palace. Perto do Parlamento, tradicional 5 estrelas na cidade. Diárias a

? 500. bellevue-palace.ch

Hotel Kreuz. No centro, quartos mais simples. Diárias a ? 146. kreuzbern.ch

PASSEIOS

Zentrum Paul Klee. Ingresso: CHF 20 (? 18). Aceita Swiss Pass. zpk.org

Museu Histórico. Ingressos a CHF 13 (? 12). Helvetiaplatz 5. Ingressos para a exposição dedicada a Einstein a CHF18 (? 16). Aceita Swiss Pass.

Affoltern. Visita à leiteria e queijaria. showdairy.ch

Alessandro Giannini viajou a convite de Switzerland Tourism e Swiss Intenational Air Lines