Cotidiano

Suécia prende três homens por estupro transmitido ao vivo no Facebook

o-FACEBOOK-facebook.jpg

ESTOCOLMO, Suécia – Três homens foram presos na Suécia sob suspeita de estuprar uma mulher, numa agressão que foi transmitida ao vivo pelo Facebook, de acordo com a polícia local. O suposto estupro coletivo aconteceu no domingo, em Uppsala, a cerca de uma hora da capital, Estocolmo. As informações deixaram em choque a população no país nórdico.

Links Estupro ao vivo

“Esse estupro foi transmitido ao vivo num grupo do Facebook”, informou a polícia num comunicado distribuído à imprensa.

Segundo o informe, muitas pessoas assistiram ao crime pela rede social. A polícia entrou num apartamento na cidade e deteve três homens nascidos entre 1992 e 1998. As autoridades também encontraram uma mulher no local. A suposta vítima nasceu em 1998, também de acordo com a polícia.

O episódio é o mais recente a evidenciar a complexidade ética imposta pela facilidade das transmissões ao vivo pelo Facebook. A ferramenta permite que qualquer pessoa faça uma transmissão usando apenas um smartphone com acesso a internet. Mas, enquanto emissoras de TV são submetidas a uma série de regulamentações, os usuários da rede social não encontram restrições para exibir o conteúdo que quiserem.

De acordo com a imprensa sueca, o vídeo do estupro foi removido, e a polícia está pedindo a qualquer pessoa que tenha uma cópia que a entregue às autoridades. Em seu site, o Facebook afirma que vai “remover conteúdo, desativar contas e trabalhar com autoridades quando nós acreditarmos que há um risco genuíno de danos físicos ou ameaças diretas à segurança pública”