Cotidiano

Suécia cria a primeira estrada elétrica do mundo

Elétrica.jpg

RIO – O governo sueco está inovando suas estradas, com o objetivo de tornar o setor de transportes independente de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. Para reduzir as emissões de gases estufa lançadas no ar pelos caminhões que trafegam no país, a Suécia está testando a primeira autoestrada elétricas do planeta, ao Norte da capital, Estocolmo.

Links Autoestrada

Nessa via, os veículos de carga são alimentados por uma rede elétrica “aérea”, que se conecta com mecanismos instalados sobre a boleia dos caminhões. Batizado de eHighway, o sistema está sendo testado em um trecho de dois quilômetros, na pista da lateral direita da estrada. Assim que o veículo entra nessa parte da via, o dispositivo é acionado automaticamente ao ser conecta à rede.

O trecho em teste foi inaugurado no último dia 22 de junho, e vem recebendo elogios de diversas partes do mundo. Enquanto está conectado à rede, o caminihão não pode passar de 90km/h. Se precisar fazer uma ultrapassagem, o motorista pode sair de sua pista, desconectando-se dos fios de eletricidade e voltando a se movimentar por diesel, e retornar à rede mais à frente.

A notícia mais importante é que, enquanto os veículos estão anexados à rede elétrica, eles não emitem dióxido de carbono e continuam rodando com eficiência.

– Estradas elétricas são uma peça a mais no quebra-cabeça do sistema de transportes, especialmente por tornar o setor de cargas pesadas livre de combustíveis fósseis a longo prazo. Este projeto também mostra a importância de todos os agentes na área cooperando – diz o diretor-geral da Agência de Energia da Suécia, Erik Brandsma.