Cotidiano

Sucessor de candidato assassinato é eleito prefeito de Itumbiara

BRASÍLIA – Três dias depois de indicado candidato, Zé Antônio (PTB), herdeiro do ex-candidato assassinado Zé Gomes, venceu as eleições para a prefeitura de Itumbiara neste domingo. Zé Antônio obteve o primeiro lugar com 67,3% dos votos válidos, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. O segundo colocado foi Álvaro Guimarães (PR), com26,1%. A último lugar coube a Cesinha (PDT) com 6,57% dos votos.

Antes de ser assassinado na última quarta-feira, Zé Gomes estava à frente nas pesquisas.Com o ex-prefeito fora do páreo, os eleitores dele teriam cravado voto no sucessor, Zé Antônio, considerado um dos aliados mais próximos de Gomes. O assassinato do ex-prefeito também teve forte impacto sobre a cidade. Depois da tragédia, os candidatos reduziram o ritmo das campanhas e as pessoas evitavam sair às ruas. Tudo isso teria contribuído para o clima de tranquilidade da votação deste domingo,.

? Não houve registro de nenhuma irregularidade, nem mesmo boca de urna ? disse Vinicius Caldas, chefe da 138ª zona eleitoral, uma das áreas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Gomes foi assassinado pelo ex-servidor da prefeitura Gilberto Ferreira do Amaral, na tarde de quarta-feira, quando participava de uma carreata pelas ruas centrais de Itumbiara. O ataque de Amaral contra o ex-prefeito resultou na morte também do cabo da Polícia Militar Vanilson João Pereira. O vice-governador José Eliton o advgado Célio Rezende foram feridos e estão internados no Hospital de Urgências, em Goiânia. Amaral também foi morto por seguranças do vice-governador.