Esportes

Sucesso de atletas na Olimpíada inspira novas gerações

RIO? O sucesso e as conquistas de Rafaela Silva, Isaquias Queiroz e outros atletas de passado mais humilde está inspirando crianças de comunidades a sonharem com a carreira esportiva e o sucesso olímpico. Rafaela Silva – judô – 09/08

O complexo da Maré, a poucos metros do aeroporto Tom Jobim, principal porta de entrada de turistas estrangeiros que vieram para RIO-2016, possui projetos que procuram criar oportunidades através do esporte. O “Luta pela paz” é um deles. Fundado pelo britânico Luke Dowdney, o coletivo usa o boxe e as artes marciais para ajudar crianças da caomunidade a desenvolver disciplina e autoestima.

“Nós somos obrigados a ficar fechados numa média de cinco a seis vezes por ano, por conta de tiroteios”, declarou Dowdney ao Financial Times.

Mesmo estando sempre no noticiário policial dos jornais, essas comunidades tem superado todos os desafios, e se tornado uma fonte de alguns dos talentos mais brilhantes do esporte.

O “Luta pela paz” acabou inspirando outras iniciativas. Um dos ex-alunos de Dowdney, Alan Duarte, resolveu criar sua própria escolinha de luta em uma outra comunidade, o Comlexo do Alemão. Lá, os treinos acontecem em um ringue demarcado em um chão de terra.

“Tenho amigos e famílias que estavam envolvidos no tráfico de drogas. Eu perdi pessoa próximas que foram assassinadas”, disse revelou Duarte: “Por ter participado do programa na Maré, eu evitei entrar nessa vida, Então pensei: ?porque não trazer isso para o Alemão??.

Na Cidade de Deus, Instituto Reação, que revelou a Rafaela Silva, atende a cerca de 300 crianças. Na unidade, as aulas são dadas por Geraldo Bernardes, mesmo treinador que descobriu a medalhista de ouro no judô.

Com o grande número de atletas brasileiros oriundos de comunidades prosperando nos jogos, não é de se admirar esse grande interesse.