Cotidiano

Subprefeitura da Tijuca faz força-tarefa para remoção de carros abandonados

2016 918630278-201606231843470943.jpg_20160623.jpgRIO – Uma antiga revindicação dos moradores começou a ser atendida no início do mês pela Subprefeitura da Grande Tijuca: o órgão iniciou uma força-tarefa, que envolve agentes da Secretaria municipal Especial de Ordem Pública (Seop), da Guarda Municipal (GM) e da Comlurb, para remover todos os carros abandonados nos sete bairros de sua área de atuação. Desde então, foram removidos cerca de 200 veículos, em operações que acontecem diariamente e chegam a mobilizar quatro equipes.

Segundo a subprefeitura, a força-tarefa começou devido a uma série de reclamações, e o problema não tem área de maior concentração: ocorre mais na Tijuca por esta ser a maior região de abrangência do órgão, e se concentra nas ruas secundárias. O subprefeito Márcio Ribeiro explica que a função do órgão é aproximar as demais pastas da municipalidade, para que consigam atuar em conjunto. Ele promete retirar das ruas, até o fim do ano, todos os veículos abandonados.

? Às vezes havia ruído na comunicação e os veículos demoravam a ser reunidos. Agora não há mais isso. Assumimos o combate ao problema, que aumenta a sensação de segurança. Muitos moradores denunciam o abandono citando que os veículos são utilizados como abrigo para usuários de drogas e por meliantes. E é verdade. Nós não chegamos a flagrar isso nas operações, mas encontramos resíduos do uso de entorpecentes ? afirma.

O subprefeito alerta que o fato de um veículo estar há muito tempo parado no mesmo local, sem uso, limpeza ou manutenção, não é suficiente para caracterizar abandono. Para isso, eles precisam estar pelo menos sem placa de identificação, com a carroceria em evidente estágio de decomposição, com sinais de colisão ou vandalismo.

2016 918630148-201606231843400941.jpg_20160623.jpgOs veículos que não estejam nessas condições ficam a cargo das polícias Civil e Militar que, através da placa, pesquisam se são roubados e localizam seus donos. Os veículos removidos são levados para um depósito do município, e os proprietários têm 90 dias para pagar os débitos relativos a tributos e estadia. Caso isso não aconteça, o automóvel é levado a leilão e, na falta de interessados, poderá ser descartado como sucata.

? Além da questão de segurança, há falta de vagas para estacionamento nas ruas, e a operação pretende resolver esse problema ? afirma.

A universitária Marcela Pereira, moradora da Rua Adolfo Motta, no Maracanã, espera a chegada de uma equipe para retirar um carro abandonado há cerca de três meses na via onde mora.

? É um problema que pode se agravar com o tempo. Carros abandonados são vizinhos indesejados. Espero que os agentes cheguem logo ? afirma.

Os moradores que desejem denunciar a presença de veículos abandonados devem entrar em contato com o órgão pelo telefone 2571-1342 ou pelo aplicativo WhatsApp, no número 9-7649-5832.