Opinião

Stock Car tem novidades na abertura da temporada

Daniel Serra é o atual campeão da Stock Car

Stock Car tem novidades na abertura da temporada

O adiamento das provas do primeiro semestre não arrefeceu o ânimo dos pilotos e das equipes da Stock Car. A principal categoria do Brasil abrirá a temporada no próximo domingo no Autódromo Internacional de Goiânia apresentando uma série de importantes novidades técnicas e desportivas que prometem mexer com a relação de forças de um dos mais competitivos campeonatos do mundo.

Devido aos efeitos da pandemia, a categoria também fará pela primeira vez uma corrida sem a presença do público e respeitando um rígido protocolo de segurança aprovado com as autoridades sanitárias locais, com o objetivo de preservar a saúde de todos os envolvidos.

Para o público, no entanto, há uma novidade importante: as tomadas de tempo para definição do grid serão transmitidas ao vivo no sábado a partir das 16h20 pelo canal Sportv. As duas corridas de domingo terão início às 11h30 e às 12h20, e também serão mostradas ao vivo. A transmissão ocorrerá a partir das 11h15, desta vez pelo Sportv2.

No campo técnico, a novidade mais aguardada é a estreia dos dois novos carros: o Chevrolet Cruze Stock Car e o Toyota Corolla Stock Car se enfrentarão na pista pela primeira vez de forma oficial.

No cenário desportivo, a Stock Car traz novidades. A mais evidente é a formação de duplas extremamente fortes em termos de disputa de campeonato. Apesar de buscarem a vitória individualmente, a cumplicidade entre os parceiros de equipe será fundamental nesta fase de aprendizado e descobertas técnicas dos novos modelos.

Entre as principais forças dentro de cada box estão os duos Cacá Bueno e Julio Campos (Cruze), Thiago Camilo e Cesar Ramos (Corolla), Ricardo Zonta e Bruno Baptista (Corolla), Átila Abreu e Galid Osman (Cruze) e o formado pelo atual campeão Daniel Serra e o sempre competitivo Ricardo Maurício (Cruze). Além, é claro, da aguardada estreia da parceria entre Rubens Barrichello e o astro argentino Matías Rossi, ambos com o Toyota Corolla.

 

Copa HB20 I

Depois de um longo tempo de espera provocado pela chegada do coronavírus no mundo, que atrasou o início de todos os campeonatos esportivos mundiais, a Copa HB20 ganhou o sinal verde para a realização de sua primeira etapa de 2020 neste fim de semana em Goiânia (GO), correndo ao lado da Stock Car e da Stock Light e seguindo rígidos protocolos de conduta por conta da pandemia.

Copa HB20 II

Na parte esportiva, a novidade é a mudança da formação do grid de largada para a segunda corrida. Em vez de inverter os dez primeiros, o número de pilotos que trocam de posição será determinado pelo número correspondente ao décimo de segundo do tempo da última volta do décimo colocado. Exemplificando: se o décimo colocado registrar uma volta em 1m50s900, os nove primeiros invertem; se a volta for em 1m50s200, apenas os dois primeiros trocam de posições. O resto do formato da competição não muda, com uma corrida no sábado e outra no domingo.